Subprefeitura Capela do Socorro

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018 | Horário: 17:07
Compartilhe:

Nossa Cidade Dutra, aniversariante.

Está completando 69 anos. Começou como uma vila de operários. Evoluiu e tornou-se um dos principais distritos e um dos focos do comércio de Capela do Socorro.

Foi em um dia como este 25 de janeiro. As 500 casinhas planejadas, simples mas confortáveis, estavam em início de construção. O presidente da República de então, Eurico Gaspar Dutra, estava a caminho. A sensação era de início de uma ideia grandiosa. E era mesmo: em 1949, o pequeno loteamento serviria para abrigar operários da Light, que operava a represa. Depois da cerimônia e dos discursos, o presidente voltou ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e aqui ficou a Cidade Previdenciária Presidente Dutra – Cidade Dutra, hoje um dos distritos da Capela do Socorro. Em 2018, Cidade Dutra completa 69 anos.

As casas só ficaram prontas no ano seguinte, 1950. O loteamento tinha infra-estrutura básica com algumas ruas pavimentadas, pouca iluminação pública. A água era bombeada de nascentes que formavam o Lago do Autódromo. Com o loteamento e as casas, vieram as famílias dos operários, que desenvolveram o distrito.

Com as pessoas, vieram linhas de ônibus, comércio e novos loteamentos, que formaram outros bairros. O comércio espalhou-se pelas avenidas Professor Papini, Atlântica e Teotônio Vilela. E foi assim que o bairro, pequeno a princípio, tornou-se um polo de desenvolvimento do extremo da Zona Sul de São Paulo.

Hoje, o bairro que nasceu da necessidade de mão-de-obra da Light e de outras empresas, tornou-se um grande distrito, com bairros como Parque das Árvores, Jardim Satélite, Jardim Primavera e, claro, Interlagos. É aqui que se encontra o Autódromo José Carlos Pace, palco das corridas de Fórmula-1. Aqui está o Sesc Interlagos, com 500 mil metros quadros de quadras, churrasqueiras, piscinas e muito verde. No Jardim Clipper, encontra-se a Prefeitura Regional de Capela do Socorro.

Cidade Dutra ocupa 29,30 quilômetros quadrados dos 134,20 da Prefeitura Regional de Capela do Socorro. Os 30 mil moradores da década de 1950 multiplicaram-se: hoje, moram no distrito mais de 203 mil pessoas — com densidade de quase 7 mil pessoas por quilômetro quadrado, a maior da região. Toda a Prefeitura Regional abriga mais de 700 mil habitantes (dados da Fundação Seade).

As 203 mil pessoas que vivem em Cidade Dutra têm lugares especialmente calmos e tranquilos como a praça Piemonte, na Vila Santo Antônio – um refúgio de antigos moradores. Ou fervilhantes no comércio como a avenida Teotônio Vilela, que concentra as principais lojas de tudo que se possa imaginar: eletrodomésticos, roupas, supermercados, materiais de construção, oficinas, farmácias, perfumarias, lanchonetes, restaurantes. Há também bancos, escolas e Correios.

Restaurantes e casas noturnas ficam principalmente na avenida Atlântica e na Professor Papini – que ao longo dos anos também se tornou um centro de comércio especializado em cuidados com bichos de estimação.

O bairro todo é um orgulho de seus moradores. É ordenado, limpo, bonito, embora caótico às vezes, mas sempre um orgulho. E não espera a comemoração dos 69 anos do bairro neste dia 25 de janeiro. Por alguma razão, a data ficou sendo um dia antes, 24 de janeiro. E assim é comemorado até hoje.

CEU Cidade Dutra

 

Av. Teotônio Vilela

 

Rua Baltazar Soares

 

Autódromo José Carlos Pace

 

collections
Galeria de imagens