Subprefeitura Capela do Socorro
Conjunto Habitacional Faria Lima cuida de sua praça
Padre Luciano, da Paróquia São Miguel Arcanjo, é um dos maiores incentivadores da limpeza na praça chamada Dois Corações (nome não oficial), na rua São Caetano do Sul, 300, no Conjunto Habitacional Faria Lima, Grajaú. Se por exemplo o lixo se amontoa na praça ele faz disso parte do seu sermão na missa de domingo. Daí em diante, todos tomam mais cuidado. Com o programa Zeladoria Local, que renovou a praça no sábado, 10 de novembro, o trabalho do padre ficou mais fácil.
A praça Dois Corações fica em um bico de quadra, entre as ruas São Caetano do Sul e Itaquaquecetuba. Seus vizinhos são casas, apartamentos, comércios – todos com o local como ponto comum. A praça, assim, torna-se passagem de todos que vão trabalhar, fazer compras ou escolher verduras e comer pastel na feira de sábado.
Naquele sábado, a Subprefeitura da Capela do Socorro entregou a reforma da pracinha: novos passeios, canteiros arrumados (com plantio de mudas de árvores e de flores), brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica para os idosos. Em um mutirão, a Subprefeitura fez serviços de varrição, capinação, pintura de meio-fio, tapa-buraco, raspagem de publicidade nos postes, além da coleta de lixo e entulho. O trabalho foi realizado por meio de voluntários, com material e equipamentos fornecidos pela Prefeitura. E com a ajuda dos funcionários municipais.
“Que não venham estragar nossa praça”, disse dona Maria Gomes. “E um lugar bom para os jovens”.
“Com tudo arrumado, os moradores podem vir para cá. A maior afluência de pessoas acaba afastando gente indesejável”, comentou o sr. José Vicente da Silva, 74 anos de idade, há 40 anos no bairro.
A ideia do programa Zeladoria Local é exatamente essa: tendo participado das atividades de zeladoria, os moradores cuidam melhor de seu bairro ao longo do tempo – sem jogar lixo no chão nem entulho nos cantos.
“Esse programa é uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável”, afirmou o subprefeito João Batista de Santiago.
Segundo ele, “esta é a nossa casa, temos o dever de cuidar”. A ideia é que a Subprefeitura faça seu melhor esforço para que Capela do Socorro seja mais agradável para seus moradores.
Para cuidar melhor da praça, já há voluntários. E um deles é Santana Batista – o Roberto Carlos do Grajaú. Santana sai pelo bairro nos finais de semana, agarrado a um violão, e canta músicas da época da Jovem Guarda para quem quiser ouvi-lo. Às vezes também participa de bailes e festas. Além da habilidade com a música, Santana Batista tem outros dotes artesanais. E promete usá-los para deixar a praça Dois Corações sempre bonita.
“Vou cuidar da praça pessoalmente. O que quebrar eu conserto”, diz ele, que garante fazer as vezes de carpinteiro, encanador e mecânico.
Estimulados pela praça bem arrumada, vizinhos experimentaram os aparelhos de ginástica, crianças usaram a Casa do Tarzan e o balanço, pessoas simplesmente sentaram nos bancos reformados e conversaram. É uma nova praça Dois Corações, que permanece nos corações dos moradores.
Praça Dois Corações: um bico de quadra para os moradores do Conjunto Habitacional Faria Lima.
O subprefeito João Batista de Santiago e o padre Luciano: sermões contra o lixo e a sujeira.
Crianças nos brinquedos da pracinha: atração para as famílias.
Moradores do entorno da praça Dois Corações: aproveitando os equipamentos de ginástica.
Santana Batista, o Roberto Carlos do Grajaú: habilidades de carpinteiro, encanador e mecânico.
Crianças plantando mudas de flores: para tornar a praça mais bonita.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk