Subprefeitura Capela do Socorro
O Bairro Legal atravessa a represa
É longe mesmo. Da ponte do Socorro, pelas avenidas Atlântica e Belmira Marin e Estrada de Itaquaquecetuba – passando pela primeira balsa – são mais de 20 km. Mas quando a Subprefeitura da Capela do Socorro se propôs revitalizar praças em toda a região, não excluiu os locais mais distantes. E, assim, no dia 20 de julho, o programa Bairro Legal chegou à praça da Segunda Balsa, Jardim Santa Tereza, na ilha do Bororé.
Essa praça fica em um local especialmente aprazível, no fim da estrada de Itaquaquecetuba, com mata de um lado, a represa Billings do outro e casas simples nas poucas ruas. Parece uma cidade do interior, com pescadores, pequenos comércios e o ponto final do ônibus 6L11-10. Ali mora gente trabalhadora e que também merece descanso e lazer.
No local, já havia uma quadra de esportes que pedia por reparos e uma caixa de areia para crianças com alambrado precisando de conserto. Foi o que a Subprefeitura fez: não só foi reparada a quadra, com novo alambrado e traves para jogar futebol, como a caixa de areia foi toda revitalizada, com materiais novos e uma casa do Tarzan – com escorregador e segurança.
Entretanto, a Subprefeitura foi além: fez passeios novos no que antes eram caminhos de terra, consertou bancos (e instalou novos) e instalou fez um parque de aparelhos de ginástica para a terceira idade.
"Estamos lutando há muito tempo por essa praça", disseram as senhoras Maria e Marinalva, duas das incentivadoras das reivindicações do bairro. Atualmente, elas fazem campanha por uma creche.
"Teremos todo prazer em ajudar no que for possível", respondeu o subprefeito da Capela do Socorro, João Batista de Santiago.
Embora seja chamada de Ilha do Bororé, o local na verdade é uma península na represa Billings. As balsas são mantidas pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). O transporte é gratuito. Desde 2006, o Bororé é uma Área de Proteção Ambiental (APA), que guarda riquezas da vegetação da mata atlântica. São comuns ali, cajá, carambola e cambuci, sem falar nos peixes.
E agora a nova atração: a praça da 2a Balsa, que passa a concentrar os moradores e as crianças do Jardim Santa Tereza.
A praça revitalizada do Jardim Santa Tereza, na ilha do Bororé:
mais equipamentos, um local melhor para os moradores.
Praça da Segunda Balsa: brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica para a terceira idade.
Bolo, suco, biscoitos: uma pequena festa para quem foi assistir à inauguração da praça.
Os próprios moradores plantaram mudas de árvores e de flores
O subprefeito João Batista de Santiago com a moradora Marinalva: esforço para ajudar o bairro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk