Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019 | Horário: 17:39
Compartilhe:

Uma cidade mais Inteligente e Humana

-

O que realmente torna uma cidade mais inteligente e humana? Apenas um conjunto de inovações tecnológicas e futuristas resolve a questão?

Na teoria, uma cidade inteligente utiliza as inovações em tecnologia para promover o bem estar de seus cidadãos: cuida da sustentabilidade, gera eficiência nas operações urbanas, desenvolvimento econômico, social e, assim, melhora a qualidade de vida. E como chegar satisfatoriamente a tudo isso?

O desafio é estudar, aplicar conceitos e equacionar os problemas e as soluções para uma metrópole tão complexa como São Paulo. O resultado desejado para a nossa cidade é tornar o relacionamento entre os órgãos públicos e seus habitantes não apenas mais inteligente, mas principalmente humano.

O que vale para Songdo, na Coreia do Sul, apontada como melhor exemplo de cidade inteligente no mundo, também pode ser aplicado na capital paulista? As soluções e problemas lá são diferentes das nossas particularidades, com certeza.

Em trabalho inédito, a equipe da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) foi a campo, visitou cidades ao redor do mundo, conversou com as principais entidades mundiais, fez estudos de diversas práticas e elaborou um conjunto de princípios e ações para realmente transformar São Paulo em cidade inteligente e humana, por meio da gestão.

E quais os resultados deste profundo trabalho de pesquisa? Em termos de princípios, vale citar a preocupação da SMIT em oferecer menos futurismo e mais realismo, melhorar o atendimento ao cidadão e tornar a tecnologia uma parceira estratégica.

Os objetivos são reduzir as desigualdades, simplificar a vida na cidade, melhorar o serviço público e transformar a gestão interna da Prefeitura. São conceitos pensados para o paulistano, para a cidade de São Paulo.

Na prática, os cidadãos já começam a ver importantes progressos. A Prefeitura já fez muito pelos paulistanos e prepara muita coisa boa pela frente. Por exemplo, a expansão do projeto WiFi Livre SP, que vai atingir mais de 600 pontos na cidade, principalmente em áreas mais necessitadas.

O Processo Eletrônico está próximo de atingir 100% de processos sem uso de papel, reduzindo custos e prazos de tramitação. E o Descomplica SP? O projeto facilita a vida de quem precisa tirar documentos ou solicitar serviços, com atendimento humanizado e ágil. O SP 156 atingiu a marca de 950 mil pedidos de serviços entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019.

Tem ainda o Fab Lab Livre SP, uma das maiores redes de laboratórios de fabricação digital do mundo, com acesso total a cursos e oficinas.

São Paulo caminha diariamente para ser uma cidade mais inteligente e humana.

collections
Galeria de imagens