Secretaria Especial de Comunicação
Fim do uso de papel em processos administrativos já é realidade
Respeito à natureza e ao uso responsável dos recursos naturais. Nos mínimos detalhes, a Prefeitura de São Paulo está preocupada em oferecer serviços de qualidade aliados aos avanços tecnológicos e práticas sustentáveis. Para tanto, está em curso projeto que propõe o fim ao uso de papel em seus processos administrativos. Um sonho? Nada disso, algo muito próximo da realidade. É o que oferece o projeto Processo Eletrônico.
A estimativa é de que, muito em breve, simplesmente 100% dos órgãos do município façam a gestão e a movimentação de todos os seus processos eletronicamente. O projeto Processo Eletrônico representa uma economia estimada de, no mínimo, R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos apenas com material de escritório.
E vai além: permite a redução drástica dos prazos para tramitação, algo em torno de 50% a 90% menores, conferindo assim agilidade e transparência ao pleno andamento dos processos.
Buscando promover maior eficiência e transparência da função pública, o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades através do meio eletrônico para a gestão de processos e documentos administrativos, o que facilita o acesso do servidor e do cidadão através de uma interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.
Dada sua complexa realidade, a Prefeitura de São Paulo buscou o SEI como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas de administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.
Processo Eletrônico em números:
. Atualmente, 98% dos processos recebidos pela administração municipal já são autuados em ambiente digital.
. A administração municipal recebe cerca de 340 mil processos ao ano, assim fica mais claro dimensionar o tamanho da economia e avanço no trato da sustentabilidade pública.
. Hoje, 74 órgãos e entidades já não utilizam mais capa, papel e carimbo para autuar processos administrativos.
As 32 subprefeituras de São Paulo agora são 100% SEI (Sistema Eletrônico de Informações)