Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito acompanha liberação do trecho interditado da CPTM
Na manhã desta terça-feira (3/1), o prefeito de São Paulo acompanhou a liberação da circulação de trens da CPTM no entorno do prédio interditado ao lado da Favela do Moinho, em Campos Elíseos, região central. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras avaliaram a área e constataram que a estrutura, comprometida ao ser atingida por incêndio no dia 22 de dezembro, não oferece riscos aos usuários do sistema de transporte.
Após as 6h, o sistema de trens operava normalmente nos trechos entre as estações Barra Funda e Luz, na linha 7 (Rubi), e entre as estações Barra Funda e Júlio Prestes, na linha 8 (Diamante). "A linha foi liberada após um funcionamento parcial em caráter de teste em relação ao transporte de carga e ao transporte de passageiros, sem que houvesse problemas. Por isso, quero parabenizar a todos que participaram desta operação tão delicada realizada ao longo desses últimos dias", afirmou o prefeito.
O prefeito vistoriou o local na noite de segunda-feira (2) e liberou o acesso à região para limpeza dos trilhos e vistorias à fiação aérea. Os trabalhos de demolição do prédio prosseguem por meio de máquinas.
Favela do Moinho
Desde a última quinta-feira, 22, quando ocorreu o incêndio na Favela do Moinho, na Barra Funda, região central da Cidade, a Prefeitura atende as famílias das moradias atingidas. A equipe social da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) terminou o cadastramento das 368 famílias que tiveram seus barracos atingidos pelo incêndio. O cadastro agora será comparado com o já existente de 2005 e as famílias que tiverem direito receberão auxílio-aluguel emergencial (3 meses de aluguel mais um mês adicional, totalizando R$ 1.200,00) e depois serão encaminhadas para o Programa Parceria Social. O atendimento no Clube Escola Raul Tabajara, que oferece abrigo e alimentação, será mantido enquanto for necessário.
"As famílias recebem todo apoio e atenção da Prefeitura e nosso desejo é de que estejam morando em suas novas residências com dignidade e o apoio de todos o mais breve possível", afirmou o prefeito.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma base no local com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e intensificou sua atuação na região, prestando atendimento às famílias desalojadas, prioritariamente às crianças e aos idosos, com fornecimento de medicamentos, cadastro para o Cartão SUS e ações educativas de saúde. Os profissionais fazem uma avaliação e verificam se há necessidade de encaminhamento para as UBS Boracéia e Bom Retiro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk