Secretaria Especial de Comunicação
Comitê Municipal da Copa institui premiação e concurso para o Mundial-2014
O Comitê Municipal da Copa aprovou uma série de iniciativas para promover o Mundial-2014 em São Paulo. Em reunião realizada nesta segunda-feira (6/2), os membros do Comitê decidiram, por unanimidade, instituir o Prêmio Secopa e lançar um concurso público para escolher o cartaz da Copa do Mundo na capital paulista.
“Essas propostas refletem nosso esforço de articular cada vez mais a população da cidade ao Mundial”, diz o secretário especial de Articulação para a Copa. “Em 2011, com a criação da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 (Secopa) e do Comitê Municipal, a Prefeitura São Paulo conseguiu integrar o conjunto do governo municipal na preparação para a Copa. Agora, nosso desafio é aproximar a Copa do povo — fazer com que a cidade entre no clima do torneio.”
Além de envolver a população, o Prêmio Secopa será, segundo o secretário, um “reconhecimento público” de São Paulo a personalidades que “contribuíram, decisivamente, para a valorização do futebol e, especialmente, da Copa do Mundo” na cidade. A premiação será dividida nas categorias Esporte, Comunicação, Cultura e Sociedade Civil.
A Comissão Julgadora será formada por representantes da Secopa, das secretarias municipais de Esporte e de Cultura, da São Paulo Turismo (SPTuris) e de instituições e entidades convidadas. As primeiras homenagens devem ocorrer no mês de março, e cada premiado receberá uma placa comemorativa personalizada.
Já o cartaz oficial de São Paulo para a Copa será escolhido por meio de um concurso aberto a artistas plásticos. A Secopa e a SPTuris pretendem lançar o regulamento do concurso ainda neste mês. Todas as cidades-sede terão seu próprio cartaz, conforme acordo feito entre o Brasil e a Fifa.
A reunião do Comitê Municipal respaldou, ainda, a decisão da Prefeitura de realizar no Vale do Anhangabaú a Fan Fest — festa oficial da Fifa, que promove exibições públicas dos 64 jogos da Copa, shows e atrações culturais. A escolha do Anhangabaú levou em conta o simbolismo do local — palco de históricas manifestações populares — e o empenho da gestão municipal em revitalizar o Centro paulistano. Caberá à Secretaria de Cultura apresentar um projeto de requalificação da área.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk