Secretaria Especial de Comunicação
GCM flagra mais seis crimes ambientais por descarte irregular de entulho
A Guarda Civil Metropolitana flagrou na segunda-feira (6/2), mais seis crimes ambientais e apreendeu quatro caminhões por descarte irregular de entulho, na Zona Leste. Em Guaianases, durante ronda com vistas ao Programa de Proteção ao Patrimônio Público, a GCM avistou grande quantidade de entulho próximo a uma residência. O proprietário do imóvel foi procurado e confessou ser o autor do descarte. O caso foi encaminhado à 1º Delegacia de Proteção à Cidadania. Ele responderá pelo crime e pode ser multado em até R$13 mil.
Também na Zona Leste, a GCM avistou quatro caminhões transportando caçambas com entulho sem a tela de proteção. Os flagrantes ocorreram em São Mateus, Penha e Itaim Paulista. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb).
Na Vila Matilde, a corporação flagrou descarte de resíduos de madeira em via pública. O entulho era transportado por uma caminhonete, que também foi apreendida e direcionada ao pátio da Limpurb.
Balanço
No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, a Guarda Civil Metropolitana flagrou 1.009 descartes irregulares de entulhos e lixo na cidade, o que resultou em 2.229 ocorrências, encaminhadas às delegacias ambientais. Também foram efetuadas 748 notificações. Os agentes da corporação ainda atuaram na fiscalização dos perímetros ambientais - principais áreas a serem preservadas na cidade – além de parques. Foram realizadas 78.959 verificações e rondas nas áreas de risco. Cerca de 370 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas e encaminhadas para aterros ecológicos da Prefeitura. Os principais materiais de despejo irregular são restos de construção, entulho no geral e resíduos domésticos.
Campanha Educativa
Desde outubro de 2011, a GCM realiza uma campanha educativa de conscientização e de responsabilização na Cidade, com a entrega de folhetos explicativos aos cidadãos. A divulgação tem como objetivo abordar os comerciantes, moradores e carroceiros e informá-los sobre a importância de não jogar lixo nas ruas. No folheto, o cidadão tem esclarecimentos e telefones para tirar as dúvidas, sobre entulho, fogo em lixo, colocação de lixo em local e horário irregulares, contratação de caçambas, além de transporte incorreto de detritos. Descarte irregular de entulho é crime ambiental. A população pode denunciar através do telefone 153 GCM, que funciona 24 horas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk