Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 5 de Março de 2012 | Horário: 12:54
Compartilhe:

Prefeitura e Marinha de SP definirão regras para o uso de moto aquática na Guarapiranga

A Capitania dos Portos de São Paulo vai orientar técnicos do município para ordenar o embarque e desembarque de motos aquáticas e limites de navegação nas praias e na represa de Guarapiranga.

Diante dos acidentes envolvendo motos aquáticas ocorridos nas últimas semanas e do aumento das ocorrências nos primeiros meses deste ano em comparação com as registradas em 2011, o prefeito de São Paulo e o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, uniram forças com o mesmo objetivo, focando na definição de regras para a utilização de moto aquáticas no município de São Paulo.

 

O Projeto Piloto será colocado em prática nas praias e na represa de Guarapiranga, na Zona Sul da capital.

 

O assunto foi tratado em reunião realizada, na quinta-feira (01/03) no Comando do 8° Distrito Naval, Vila Clementino, São Paulo. A primeira reunião técnica entre oficiais da Marinha e técnicos da Prefeitura foi agendada para próxima semana, na qual o objetivo é definir e implantar regras básicas para evitar acidentes entre moto aquáticas com banhistas e, também, outras embarcações.

 

Nas últimas semanas, duas crianças morreram em acidentes ocorridos, uma no Litoral Norte de São Paulo e outra na região do ABCD, na Grande São Paulo. A Prefeitura criou sete novos parques na orla da Guarapiranga - 4 já em funcionamento, dois em obras e um em projeto. Os banhistas, no entanto, ficam concentrados nas Praias do Sol e Garujapiranga, dentro da jurisdição da Subprefeitura da Capela do Socorro, que, nos fins de semana chegam a reunir entre 10 e 15 mil pessoas. 

 

“Com a popularização das motos aquáticas e a criação de novas áreas verdes e de lazer na orla da Guarapiranga, decidimos buscar apoio da Marinha para aprimorar as medidas para aumentar a segurança da população que utiliza as praias da represa, sobretudo no verão”, afirmou o prefeito, após reunião no Comando do 8.º Distrito Naval, da qual participaram os secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras e Controle Urbano.

 

De acordo com o prefeito, os bombeiros já realizam um excelente trabalho delimitando com bóias a área para os banhistas, mas é necessário avançar e a colaboração da Marinha é fundamental para a implantação de regras que melhorem ainda mais as condições de segurança para a população. “Com a colaboração de todos, vamos aprimorar ainda mais a segurança da população.”

 

 

 

collections
Galeria de imagens