Secretaria Especial de Comunicação
"Arte na Cidade" inaugura duas novas obras
Neste sábado (10/3), duas novas obras contempladas pelo edital Arte na Cidade, lançado no ano passado, chegam às ruas de São Paulo. Clara-clara, de Laura Vinci, poderá ser visualizada na Rua Dr. Miguel Couto, no Centro, até agosto deste ano; Nuvem, de Eduardo Coimbra, fica em cartaz por um mês na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.
Nuvem será inaugurada às 10h. A obra é composta de cinco caixas de luz com imagens fotográficas em back-light. O visitante poderá caminhar entre os painéis que serão instalados sobre um trecho gramado da praça, vivenciando a experiência de estar, ao mesmo tempo, no céu e na terra.
A instalação de Laura Vinci poderá ser vista a partir das 18h e se apropria da iluminação pública daquela rua, modificando o caminho natural da luz. Serão sete grandes redes que sustentam sete luminárias cada, todas com formatos distintos.
O edital foi lançado em junho de 2011 pela Secretaria Municipal de Cultura para promover arte fora dos espaços normalmente consagrados a ela, ganhando formatos mais livres. Em setembro do mesmo ano, as obras de arte começaram a ganhar as ruas. Já podem ser vistas outras obras financiadas pelo edital: O Descanso da Sala, de José Spaniol, mostra uma sala de estar suspensa de ponta cabeça sobre o lago do Parque Burle Marx; Cartograffiti, de Mauro Sergio Neri da Silva, que tem 21 intervenções distribuídas pela cidade; Tamanduateí, de Paulo Camillo Penna, série de colagens de imagens e palavras feitas com técnicas de xilogravuras e tipografia; e Projeto para uma Pintura com Temporal #6, de Thiago Rocha Pitta, localizado na empena cega de um prédio na esquina das avenidas São João e Duque de Caxias.
Além dos lançamentos das obras, no mesmo dia 10, haverá uma atividade paralela. Os artistas promovem um debate com a presença de Eduardo Coimbra, Laura Vinci, a arquiteta Marta Bogéa e o curador Agnaldo Farias, para discutir suas criações. O encontro acontece na Galeria Nara Roesler (Avenida Europa, 655, Pinheiros), a partir das 15h.
Serviço
Nuvem
Praça Charles Miller, Pacaembu
Abertura dia 10 de março, das 10h às 13h
Visitação: até 10 de abril
Clara-Clara
Rua Dr. Miguel Couto. Centro
Abertura dia 10 de março, das 18h às 22h
Visitação: até setembro de 2012.
Programação Completa
Arte na Cidade
Áreas Urbanas | Grátis
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade inaugura neste mês mais duas obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de área pública.
Nuvem
Autoria: Eduardo Coimbra.
Espaço ilusório bidimensional composto por cinco grandes caixas de luz com as laterais espelhadas, trazendo imagens de nuvens seccionadas. Com o caminhar do transeunte, a imagem aparece e desaparece, em um movimento que remete ao fluir das nuvens.
| Praça Charles Miller, Pacaembu. Zona Oeste. Abertura dia 10, das 10h às 13h. Em exibição até dia 10 de abril de 2012.
Clara-Clara
Autoria: Laura Vinci.
Na instalação, sete grandes bolsas, com sete luminárias cada, substituem a iluminação comum da rua estreita. Durante o dia, a obra cria um estranhamento nessa passagem e, à noite, traz uma grande quantidade de luz.
| Rua Dr. Miguel Couto. Centro. Abertura dia 10, das 18h às 22h. Em exibição até setembro de 2012.
O Descanso da Sala
Autoria: José Spaniol.
Uma sala de estar é suspensa sobre o lago menor no parque municipal.
| Parque Burle Marx. Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Vila Andrade. Zona Sul. Em exibição até dia 17/9 de 2013.
Cartograffiti
Autoria: coletivo coordenado por Mauro Sergio Neri da Silva.
Vinte e um muros da cidade serão transformados em espaços de convivência com bancos, lixeiras e decoração em graffiti.
| Praça Eugene Boudin, s/nº (entre a Ponte Eusébio Matoso, Avenida Rebouças e a Passarela Sustentável), Pinheiros. Zona Oeste (acompanhe a instalação de outras intervenções do projeto no site: www.cartograffiti.com.br). Em exibição até o final de 2012.
Projeto para uma pintura com temporal 6
Autoria: Thiago Rocha Pitta.
Uma tinta especial, feita à base de óxido de ferro, foi usada para pintar a empena do edifício. Ao longo de dois anos, com a incidência das chuvas, a oxidação dará origem a uma pintura inédita.
| Empena do Edifício Isnard. Avenida São João, 1.382. Centro. Em exibição até dia 17/9 de 2013.
Tamanduateí
Autoria: Paulo Camillo Penna.
Colagens de xilogravuras de grande formato em pilares e passarelas da região.
| Parque Dom Pedro II. Centro. Em exibição até dia 24/9 de 2013.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk