Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 13 de Março de 2012 | Horário: 12:03
Compartilhe:

Semana da Francofonia chega a duas salas municipais

A Semana da Francofonia edição 2012 tem dois programas: "Imagens do Mediterrâneo", com início dia 20 de março, no Cine Olido e "Política como Ação Transformadora", que começa no dia 16 na Viriato Corrêa. Confira a programação completa.

Com o tema Mediterrâneo, acontece, neste mês, a edição de 2012 da Semana da Francofonia. Com apoio da Cinemateca da Embaixada da França, o evento apresenta sua programação no Cine Olido e na Sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Viriato Corrêa, e ocorre, simultaneamente, em outros centros culturais do Brasil.

 

São dois programas: no Olido, a seleção de Imagens do Mediterrâneo tem início dia 20 de março; na Viriato Corrêa, a programação Política como Ação Transformadora começa dia 16.

 

“Os filmes exibidos foram selecionados por suas exigências de conteúdo e qualidades estéticas. Para cada tema, decidimos propor um programa eclético e composto por grandes nomes, como Agnès Varda e Chris Marker, e também por cineastas contemporâneos, como Rithy Panh e Rabah Ameur-Zaïmeche”, explica Marie Durand, assessora audiovisual do Consulado Geral da França em São Paulo e uma das organizadoras da Semana. “Cada filme oferece um olhar sensível e tenta fornecer respostas sobre as questões discutidas”, completa.

 

Em Imagens do Mediterrâneo, os títulos não apontam apenas as belezas da região. Procuram, também, enfatizar a riqueza cultural do local – uma inspiração para muitos cineastas e fator decisivo para a escolha do tema geral da Semana. “De Marselha a Beirute, da Espanha a Israel, esta viagem lembra-nos que não há uma cinematografia uniforme, mas um mosaico de paisagens, histórias e culturas”, comenta a organizadora.

 

No programa Política como Ação Transformadora, as questões em pauta oferecem um espaço de reflexão. “Em vez do quadro histórico e geográfico, preferimos colocar em perspectiva as diferentes narrativas”, aponta Marie. Ela comenta que, a partir das ideias de luta e empenho, o próprio público pode fazer suas ligações. O Fundo do Ar É Vermelho e Il Fare Politica permitem uma reinterpretação da história comunista; A Cortina de Açúcar e Moçambique, Jornal de uma Independência abordam o tema da revolução.”

 

Paralelamente à Semana, na Viriato Corrêa, acontece a Mostra Infantil Francofonia, que exibe, entre outras animações, Kiriku e a Feiticeira, de Michel Acelot.

 

Serviço

 

| Semana da Francofonia: Política Como Ação Transformadora. Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica). Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-4017 ou 5574-0389. De 16 a 1º/4. Grátis

 

| Semana da Francofonia: Imagens do Mediterrâneo. Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. De 20 a 29. R$ 1

 

Confira a programação completa

 

SEMANA DA FRANCOFONIA: IMAGENS DO MEDITERRÂNEO
GALERIA OLIDO | CINE OLIDO | CENTRO | DE 20 A 29 | +14 ANOS | R$ 1

 

A mostra, que chega a diversas salas da cidade, exibe no Cine Olido longas-metragens em língua francesa ambientados no Mar Mediterrâneo. Apoio: Cinemateca da Embaixada da França.

 

RAFAH, CRÔNICAS DE UMA CIDADE DA FAIXA DE GAZA
(Rafah, Chroniques d’une Ville dans la Bande de Gaza, França, 2006, 52 min, documentário, DVD). Dir.: Alexis Monchovet.
Documentário filmado entre setembro de 2005 e setembro de 2006, momento de grave tensão em Rafah, cidade situada ao sul da Faixa de Gaza, considerada a capital do tráfico de armas da região.
| Dia 20, 15h. Dia 28, 17h

 

RACHEL
(França/Bélgica, 2009, 100 min, documentário, DVD). Dir.: Simone Bitton.
Em 2003, a pacifista americana Rachel Corrie, de 23 anos, foi morta na Faixa de Gaza ao tentar impedir a destruição de casas palestinas por uma escavadeira do exército israelense. Entrevistando diversos envolvidos, o documentário investiga o acontecido.
| Dia 20, 17h. Dia 25, 15h

 

KHAMSA
(França, 2008, 95 min, 35mm). Dir.: Karim Dridi. Com Marc Cortes, Medhi Laribi, Raymond Adam e outros.
Depois de fugir de sua família adotiva, Khamsa volta para o acampamento cigano onde nasceu há 13 anos.
| Dia 20, 19h. Dia 23, 15h

 

A TRAVESSIA
(La Traversée, França, 2006, 55 min, documentário, DVD). Dir.: Elizabeth Leuvrey.
Em um navio, o filme investiga a história de homens e mulheres que atravessam o mar entre França e Argélia.
| Dia 21, 15h. Dia 29, 17h

 

POR UM DE MEUS DOIS OLHOS
(Pour un Seul de Mes Deux Yeux, França/Israel, 2004, 100 min, documentário, DVD). Dir.: Avi Mograbi.
No momento em que o governo israelense constrói o muro da separação, o cineasta israelense questiona sobre o conflito israel-palestino.
| Dia 21, 17h. Dia 28, 15h

 

A CIDADE ESTÁ TRANQUILA
(La Ville Est Tranquille, França, 2000, 133 min, 35mm). Dir.: Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan e outros.
Em Marselha, cidade ao sul da França, trabalhadora do mercado de peixes tenta livrar a filha das drogas.
| Dia 21, 19h. Dia 25, 17h

 

SAMIA
(França, 2000, 73 min, 35mm). Dir.: Philippe Faucon. Com Kheira Oualhaci, Lynda Benahouda, Mohamed Chaouch e outros.
Garota é a sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista, e se sente sufocada sob o peso da moral repleta de crenças e tabus dos parentes.
| Dia 22, 15h. Dia 24, 19h30

 

WEST BEYROUTH
(França/Noruega, 1998, 100 min, DVD). Dir.: Ziad Doueiri. Com Rami Doueiri, Naamar Sahli, Mohamad Chamas e outros.
Em abril de 1975, estoura a guerra civil e a cidade de Beirute, no Líbano, fica dividida entre muçulmanos e cristãos. Tarek está na escola fazendo filmes em super-8 com a ajuda de um amigo. Devido ao conflito, a escola é fechada e a violência passa a fazer parte da vida dos dois.
| Dia 22, 17h. Dia 27, 19h

 

BARAKAT!
(França, 2006, 94 min, 35mm). Dir.: Djamila Sahraoui. Com Fettouma Boumari, Rachida Brakni, Zahir Bouzrar e outros.
Médica de um hospital na Argélia parte, na companhia de uma enfermeira politizada, em busca do marido jornalista desaparecido. 
| Dia 22, 19h. Dia 29, 19h30

 

OS ENCANTOS DE PALOMA
(Délice Paloma, França, 2007, 134 min, 35mm). Dir.: Nadir Mokneche. Com Biyouna, Nadia Kaci e outros.
Argelina, tida como boa negociante, decide comprar as célebres Termas de Caracalla, mas uma garota influenciará essa decisão.
| Dia 23, 17h30. Dia 29, 15h

 

POVOADO NUMBER ONE
(Bled Number One, França/Argélia, 2006, 100 min, 35mm). Dir.: Radah Ameur-Zaimèche. Com Jeanne Balibar, Rabah-Ameur Zaimèche e outros.
Recém-saído da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem, Argélia. O exílio forçado o leva a observar um país em transformação, dividido entre o desejo pela modernidade e o peso das tradições ancestrais.
| Dia 23, 19h30

 

AS RUAS DE CASABLANCA
(Ali Zaoua, Prince de la Rue, França/Bélgica/Marrocos, 2000, 90 min, DVD). Dir.: Nabil Ayouch. Com Hichan Moussoune, Mnounïm Kbab, Mustapha Hansali e outros.
Apesar das dificuldades do cotidiano, três meninos de rua são muito amigos. Quando um deles é morto em uma briga com bandidos, os outros querem lhe dar um enterro digno.
| Dia 24, 15h

 

MARIE-JO E SEUS DOIS AMORES
(Marie-Jo et Ses 2 Amours, França, 2002, 124 min, 35 mm). Dir.: Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan e outros.
Apesar de apaixonada pelo marido, mulher inicia um caso extraconjugal e se vê num dilema: amar igualmente os dois homens.
| Dia 24, 17h. Dia 28, 19h

 

SELVES AND OTHERS, UM RETRATO DE EDWARD
(Selves and Others, un Portrait d’Edward Said, França, 2002, 52 min, documentário, DVD). Dir.: Emmanuel Hamon.
Retrato do intelectual, crítico literário e ativista da causa palestina, Edward Said, pouco antes de sua morte.
| Dia 27, 15h

 

ANDALUZIA
(França, 2008, 90 min, DVD). Dir.: Alain Gomis. Com Samir Guesmi, Delphine Zingg, Djolof Mbengue e outros.
Filho de imigrantes magrebinos vive numa caravana próxima à periferia de Paris, França, errando entre um trabalho temporário e outro. Uma série de encontros casuais o leva à região de Andaluzia, após uma pequena parada em Toledo, ambas na Espanha.
| Dia 27, 17h

 

SEMANA DA FRANCOFONIA: “POLÍTICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA”
BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SERGIO PERSON | ZONA SUL | DE 16/3 A 1º/4 | GRÁTIS

 

A mostra, que chega a diversos cinemas da cidade, exibe na Sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Viriato Corrêa curtas e longas-metragens que retratam a ação política transformadora ocorrida tanto em países de língua francesa como em lugares e momentos históricos que foram palco de inúmeras mudanças geopolíticas.
Apoio: Cinemateca da Embaixada da França.
| Todas as projeções têm suporte em DVD.   

 

O PESADELO DE DARWIN
(Darwin’s Nightmare, França/Áustria/Bélgica, 2004, 107 min). Dir.: Hubert Sauper. Livre.
Às margens do lago Victoria, na Tanzânia, uma série de personagens são cúmplices de duas catástrofes: um peixe que destrói a outras espécies e cuja carne é disputada pela exportação e o comércio de armas.
| Dia 16, 16h

 

SAUDAÇÕES, CUBANOS!
(Salut les Cubains, França, 1963, 30 min). Dir.: Agnès Varda. +14 anos.
Colagem de 1.800 fotos em preto e branco, retratando o povo cubano, o líder Fidel Castro, os ritmos musicais e o socialismo na ilha de Cuba.

 

A CORTINA DE AÇÚCAR
(Le Rideau de Sucre, França/Cuba/Espanha, 2006, 80 min). Dir.: Camila Guzmán Urzúa. +14 anos.
Reflexão sobre a Revolução Cubana a partir do retrato da primeira geração de cubanos nascidos depois de 1959, que viveu os tempos áureos do regime e saiu do país depois da desilusão provocada pela crise econômica e pela política pós-queda do Muro de Berlim.
| Exibições seguidas. Dia 16, 18h

 

IL FARE POLITICA - CRÔNICA DA TOSCANA VERMELHA (1982-2004)
(Il Fare Politica - Chronique de la Toscane Rouge -1982-2004, França, 2005, 86 min). Dir.: Hugues Le Paige.
História de quatro militantes comunistas de um vilarejo da Toscana, Itália, conhecido como “A Pequena Rússia”, devido à quantidade de moradores inscritos no Partido Comunista, entre 1984 e 2004.
| Dia 17, 16h

 

SALVADOR ALLENDE
(França/Alemanha/Bélgica/Chile/Espanha, 2004, 100 min). Dir.: Patrício Guzman. +14 anos.
Resgate da história do presidente chileno Salvador Allende e do processo revolucionário pelo qual o país passara, interrompido pelo golpe militar de 1973, que levou o político ao suicídio.
| Dia 17, 18h

 

MOÇAMBIQUE, JORNAL DE UMA INDEPENDÊNCIA
(Mozambique, Journal d'une Indépendance, França, 2003, 52 min). Dir.: Margarida Cardoso. +14 anos.
Há 20 anos, sob o impulso do General Samora, surgiu um projeto que tinha como intuito o desenvolvimento na arte e na educação através do cinema, em Moçambique e também nos povoados mais isolados.

 

ZIMBABWE: CONTAGEM REGRESSIVA
(Zimbabwe, de la Libération au Chaos, França/Zimbabwe, 2003, 55 min). Dir.: Michael Raeburn. +14 anos.
Depois de 15 anos de guerrilha, Robert Mugabe derrotou o britânico Ian Smith e levou a Rodésia à independência, dando lugar ao atual Zimbabwe. Porém, desde o ano 2000, o país é corroído por um caos social e falência econômica.
| Exibições seguidas. Dia 18, 18h

 

Z32
(França/Israel, 2008, 81 min). Dir.: Avi Mograbi. +14 anos.
Soldado israelense descreve a sua participação na operação de vingança que culminou na morte de dois policiais palestinos, a partir de fragmentos do arquivo “Z32”, que integra uma rede de testemunhos de soldados que serviram nos territórios ocupados a partir do ano 2000.
| Dia 23, 16h

 

TEMOS RAZÃO DE NOS REVOLTAR I. EM DIREÇÃO AO ENGAJAMENTO J-P SARTRE
(On a Raison de se Révolter I. Vers L´Engagement J-P Sartre, França, 1991, 62 min). Dir.: André Waskman. +14 anos.

 

TEMOS RAZÃO DE NOS REVOLTAR II. DO COMUNISMO AO MAOISMO J-P SARTRE
(On a Raison de se Révolter II. Du Communisme au Maoisme J-P Sartre, França, 1991, 52 min). Dir.: André Waskman. +14 anos.
Biografia política de Jean-Paul Sartre que, após a publicação de “L’Etre et Le Néant”, oscilou das simpatias pelo comunismo e das posições anticolonialistas ao maoísmo.
| Exibições seguidas. Dia 23, 18h

 

A LISTA DE CARLA
(La Liste de Carla, França/Suíça, 2006, 105 min). Dir.: Marcel Schupbach. +14 anos.
No cerne do Tribunal Penal Internacional para a Ex-Iugoslávia, uma mulher luta para conseguir a detenção dos últimos criminosos de guerra ainda foragidos.
| Dia 24, 16h

 

CUBA, UMA ODISSEIA AFRICANA
(Cuba, une Odyssée Africaine, França, 2007, 190 min). Dir.: Jihan El Tahri. +14 anos.
Contra o capitalismo dos EUA, o socialismo dos soviéticos e o colonialismo europeu, jovens revolucionários africanos protegem a independência nacional com a ajuda de guerrilheiros cubanos liderados por Fidel Castro.
| Dia 24, 18h

 

S21 - A MÁQUINA DA MORTE KHMER VERMELHO
(S21 - La Machine de Mort Khmère Rouge, França/Camboja/Kampuchea, 2003, 101 min). Dir.: Rithy Panh. +14 anos.
O regime cambojano do Khmer Vermelho, sob o comando de Pol Pot, torturou e matou cerca de 20 mil pessoas no centro de detenção S21. Dos sete sobreviventes, três falam sobre o genocídio.
| Dia 25, 18h

 

POEIRA URBANA
(Poussières de Ville, França/Congo/Senegal, 2001, 52 min). Dir.: Moussa Touré. +14 anos.
O cineasta acompanha sete crianças pobres em suas perambulações pela cidade. Ele decide reintegrá-las às suas famílias, mas encontra dificuldades.
| Dia 30, 16h

 

CANSADAS DA GUERRA
(De Guerre Lasses, França, 2003, 98 min). Dir.: Laurent Becue-Renard. +14 anos.
Em Sebrenica, Bósnia, cerca de 7.000 homens desapareceram em 12 de julho de 1995, vítimas do exército. Esposas, mães e irmãs, reunidas na associação Vive Zene, procuram por eles incansavelmente.
| Dia 30, 18h

 

NOSSOS LUGARES INTERDITADOS
(Nos Lieux Interdits, França, 2008, 108 min). Dir.: Leila Kilani. +14 anos
Em 2004, o rei do Marrocos inicia uma comissão de equidade e reparação para investigar a violência do Estado durante os “anos de chumbo”, ocorridos há 40 anos. Em busca da verdade, quatro famílias descobrem segredos de suas histórias. 
| Dia 31, 16h

 

O FUNDO DO AR É VERMELHO
(Le Fond de l’Air Est Rouge, França, 1977, 180 min). Dir.: Chris Marker. +14 anos.
Retrato das manifestações populares e dos movimentos revolucionários de 1968, desde o regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga e pelos movimentos estudantis e operários franceses.
| Dia 31, 18h

 

AS BRUMAS DE MANENGOUBA
(Les Brumes de Manengouba, França, 2007, 52 min). Dir.: Guillaume de Ginestel. +14 anos.
Em Camarões, habitantes e cientistas lutam para preservar uma densa floresta tropical. Uma descoberta recente localizou um dos escassos santuários, nos quais os habitantes são macacos raros, uma espécie que deve ser protegida na África.

 

BARCELONA OU A MORTE
(Barcelone ou la Mort, França/Senegal, 2007, 51 min). Dir.: Idrissa Guiro. +14 anos.
Em um subúrbio de Dakar, Senegal, pescador atravessa clandestinos que buscam, a qualquer custo, alcançar o sonho europeu em Barcelona, Espanha, para oferecer um futuro a seus filhos.
| Exibições seguidas. Dia 1º/4, 18h

 

MOSTRA INFANTIL FRANCOFONIA
BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SÉRGIO PERSON | ZONA SUL | DE 4/3 A 1º/4 | LIVRE | GRÁTIS

 

| Todos os filmes são animações, as projeções têm suporte em DVD e são dubladas.

 

AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR
(Azur et Asmar, França, 99 min, 2006). Dir.: Michel Ocelot.
Dois amigos foram criados pela mãe de um deles. Cresceram juntos, como irmãos, ouvindo histórias sobre a Fada dos Djins. A partida da mãe os separa abruptamente, e eles só se reencontram quando adultos.
| Dia 4, 16h

 

ASTERIX E OS VIKINGS
(Astérix et les Vikings, Dinamarca/França, 2006, 78 min). Dir.: Stefan Fjeldmark e Jesper Moller.
Asterix e seu inseparável amigo, Obelix, recebem a difícil missão de transformar o jovem sobrinho do chefe gaulês em guerreiro. Quando vikings sequestram o menino, a dupla deve recuperá-lo.
| Dia 11, 16h


KIRIKU E A FEITICEIRA
(Kirikou et la Sorcière, França, 1998, 71 min). Dir.: Michel Ocelot.
Uma poderosa feiticeira seca a fonte que fornece água a uma aldeia africana, e os homens do local desaparecem. O único representante da tribo que resolve enfrentá-la é o pequeno e destemido Kiriku.
| Dia 25, 16h

 

 

 

collections
Galeria de imagens