Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura e Marinha reúnem marinas e clubes da Represa Guarapiranga
O secretário Municipal de Segurança Urbana e Coordenador da Operação Defesa das Águas se reuniu com representantes da Capitania dos Portos - Marinha, das Subprefeituras das regiões Parelheiros, Campo Limpo, M´Boi Mirim, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Polícia Civil, além de marinas, clubes e restaurantes do entorno da Guarapiranga, que têm acesso às embarcações, para discutir os avanços no trabalho de prevenção, para inibir o uso irregular de equipamentos náuticos na represa e evitar acidentes entre as embarcações e banhistas.
A ação faz parte do protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura e a Marinha no último domingo (18/3), “este trabalho de integração entre os organismos é fundamental e visa alertar os condutores de motos aquáticas e embarcações, orientar a população para que todos possam utilizar a represa e a “praia paulistana” com segurança” afirmou o secretário.
Em duas semanas de parceria, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) já entregou mais de dois mil panfletos educativos aos usuários e condutores de embarcação - bem como sobre a documentação da embarcação e do condutor; além da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, o que constitui crime e condutor pode ter a habilitação apreendida - quanto ao acesso correto à represa, que somam 28 pontos na região. Os condutores foram orientados a estacionarem seus veículos em locais regulamentados e não nas proximidades da água da represa. Os banhistas e freqüentadores dos parques também foram orientados.
“Pela Prefeitura, 40 Guardas Ambientais, três embarcações e viaturas, além dos parceiros envolvidos como o Corpo de Bombeiros e Subprefeitura, estão atuando na represa orientando banhistas e praticantes de esportes náuticos ao que agora se soma as marinas e clubes da Guarapiranga,” explica o secretário.
A ação integrada que está sendo implantada na represa Guarapiranga vai se estender à Represa Billings e Várzea do Tietê. As operações envolvem agendes da Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e das Subprefeituras de Parelheiros, Campo Limpo, M´Boi Mirim.
Os representantes dos restaurantes que margeiam a Guarapiranga também já se integraram às orientações e demarcaram os acessos na água para maior proteção dos banhistas e embarcações.
Caso a população verifique uma embarcação em atitude imprópria ou perto da área destinada para banhistas, deve comunicar imediatamente o fato a um Guarda Civil Metropolitano, Bombeiro, agente da Marinha ou outro Agente Público no local. As denúncias também podem ser realizadas através dos telefones 153 – Guarda Civil Metropolitana, 156 – Prefeitura de São Paulo, 190 – Polícia Militar e 193 - Corpo de Bombeiros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk