Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 23 de Março de 2012 | Horário: 16:10
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Prefeito enfatiza benefícios para a Zona Leste com a pavimentação ecológica na Av. Sapopemba

A Avenida Sapopemba, uma das maiores da América Latina com 42 quilômetros de extensão, recebe 6 quilômetros de asfalto ecológico, que utiliza resíduos da demolição dos edifícios São Vito, Mercúrio e Moinho. Desde 2010, a Prefeitura tem pavimentado ruas e avenidas com material oriundo de demolições, que geram uma economia de até 30%.

Nesta sexta-feira (23), o prefeito de São Paulo vistoriou os trabalhos de pavimentação com asfalto ecológico na Avenida Sapopemba, na Zona Leste. A via, uma das maiores da América Latina com 42 quilômetros de extensão, recebe 6 quilômetros de asfalto nesta etapa. Anteriormente, foram executados serviços de conservação de pavimentação em outros seis quilômetros. As melhorias beneficiarão 50 mil pessoas da comunidade.

 

 

“Esta obra é de extrema relevância. A cidade de São Paulo tem um programa de recapeamento, mas mais importante que isso é a pavimentação nas regiões que ainda possuem ruas de terra. Quase sempre essas vias estão na periferia, em comunidades desfavorecidas que têm dificuldades de acesso, em especial nos dias de chuva. O exemplo é a Avenida Sapopemba que é considerada uma das maiores da América Latina, com 42 quilômetros, e que depois dessa intervenção ficará totalmente pavimentada. A comunidade de seu entorno, cerca de 50 mil pessoas, terão um acesso muito mais fácil”, disse o prefeito.

 

Para asfaltar a Avenida Sapopemba foram utilizados resíduos da demolição dos edifícios São Vito, Mercúrio e Moinho. Desde 2010, a Prefeitura de São Paulo tem pavimentado ruas e avenidas da cidade com material oriundo de demolições que é usado para preparar a base e a sub-base do solo. A previsão é que a iniciativa gere uma economia de até 30% para a Administração Pública e contribua para aumentar a vida útil dos aterros de resíduos de construção civil.

 

 

Até agosto de 2011, 62 vias da cidade (cerca de 23,5 quilômetros) foram pavimentadas a partir da técnica do asfalto ecológico. O investimento foi de R$ 27 milhões.

 

Recapeamento

 

Para 2012, o orçamento previsto para recapeamento em São Paulo é de R$ 180 milhões. Nos dois primeiros meses desse ano, 57 vias (cerca de 61 quilômetros) passaram por algum tipo de obra de recuperação de asfalto. Já durante março e abril serão feitos reparos em 31 ruas (cerca de 45 quilômetros) o que representa 630 mil m² de área asfaltada. As subprefeituras beneficiadas são: Butantã, Campo Limpo, M´Boi Mirim, Aricanduva/Formosa, Itaquera, São Miguel Paulista, Vila Prudente/Sapopemba, Mooca, Penha, Vila Mariana, Lapa, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Sé e Santana/Tucuruvi.

 

 

A escolha das ruas é feita por meio de demandas do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), das Subprefeituras, indicações técnicas da CET, SPTrans e Secretaria de Transportes, além de estudos do Laboratório de Mecânica de Solos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

2005: 194 vias recapeadas – total de 252,78 km

 

2006: 206 vias recapeadas – total de 238,96 km

 

2007: 269 vias recapeadas – total de 233,95 km

 

2008: 225 vias recapeadas – total de 214,84 km

 

2009: 147 vias recapeadas – total de 95,88 km

 

2010: 447 vias recapeadas – total de 386,37 km

 

2011: 353 vias recapeadas – total de 345,96 km

 

2012 (até abril): 88 vias recapeadas – total de 108,70 km

 

De 2005 a 2012 (até abril): 1.928 vias recapeadas – total de 1.877,43 km

 

2 mil quilômetros de asfalto desde 2005

 

A Prefeitura de São Paulo alcançou em 2011 a marca histórica de renovação e aplicação de asfalto novo em todas as regiões da Cidade. Desde 2005, foram mais de 2 mil km de asfalto aplicado, com os serviços de pavimentação, capeamento e recapeamento em mais de 3.700 vias. As quatro gestões anteriores, entre 1989 e 2004, somam, juntas a execução de apenas 316 km de obras.

 

crédito das fotos - Fábio Arantes

 

 

 

 

 

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