Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 5 de Abril de 2012 | Horário: 18:36
Compartilhe:

Restrição a caminhões: lentidão cai 24% na Marginal Tietê e 13% na cidade

Estudo sobre impactos da restrição ao trânsito de caminhões na Marginal Tietê e Minianel Viário aponta melhorias na lentidão e no índice de ocorrências envolvendo caminhões e de acidentes com vítimas. Os dados mostram queda da lentidão de 12,8% na cidade e de 23,9% na Marginal Tietê no período da manhã (7h às 9h).

Estudo sobre os impactos da restrição ao trânsito de caminhões na Marginal Tietê e Minianel Viário, cuja fiscalização teve início em 5 de março passado, aponta melhorias na lentidão e no índice de ocorrências envolvendo caminhões e de acidentes com vítimas. Os dados se referem ao período de 5 de março a 3 de abril de 2012 em comparação com período equivalente do ano passado e fazem um comparativo de lentidão, não só na Marginal, mas em toda a cidade. Os números mostram uma redução de lentidão de 12,8% na cidade e de 23,9% na Marginal Tietê no período da manhã (7h às 9h).

 

Já no horário do entrepico, das 9h às 17h, a cidade registrou uma queda de 5,1% de lentidão e, na Marginal Tietê, observou-se um aumento de 3,9%. Esse índice está dentro do previsto, pois se refere ao horário em que os caminhões estão liberados para circular na Marginal e no Minianel Viário.

 

Autuações

 

Em relação ao balanço de multas, a CET realizou 81.588 autuações entre o dia 5/3 e 3/4 em caminhões que desrespeitaram a proibição de circulação na Marginal Tietê e outras vias do Minianel Viário.

 

Comparação de lentidões

 

Observa-se que a lentidão em março de 2012, tanto no horário de pico da manhã quanto no da tarde, está abaixo ou próxima da média verificada no mesmo período de 2011.

 

Acidentes e ocorrências

 

A quantidade de acidentes com vítimas também caiu na Marginal Tietê. Foram 29 em 2012 e 38 em 2011, ou seja, uma queda de 23,7%. A CET também registrou uma redução no número de caminhões quebrados na via. Em 2012 foram 202 ante 262 ocorrências registradas em 2011. Esse número reflete uma queda de 22,9% e é bastante representativo para garantir a fluidez na via.

 

Volume de veículos e passageiros

 

A CET fez um monitoramento do volume de veículos na Marginal Tietê e nas principais vias do Minianel Viário antes e depois da restrição. Na Marginal Tietê houve uma queda de 77% no volume de caminhões nos horários de pico e, em contraponto, um aumento de 33% no volume de automóveis que passaram a utilizá-la.

 

Esse crescimento também está dentro do previsto, pois um dos principais objetivos da restrição, que organiza em horários predeterminados o transporte de cargas, é priorizar a utilização da malha viária por veículos que transportam pessoas em seus deslocamentos cotidianos. Nos dois horários de pico, houve um aumento de 18% de veículos que passaram a utilizar a Marginal Tietê.
Nas tabelas abaixo apresenta-se o volume horário de veículos que trafegaram pela Marginal, em dias úteis, antes e depois da restrição.

 

2010
Horário Auto Caminhões Outros* Total
07:00-08:00     20.768         2.269         4.265      27.302
08:00-09:00     19.209         2.779         3.485      25.473
17:00-18:00     17.432         2.719         4.322      24.473
18:00-19:00     15.863         2.127         3.826      21.816
19:00-20:00     14.157         1.980         2.163      18.300
Total Picos     87.429      11.874      18.061    117.364

Outros*: Ônibus e Motos

 

2012
Horário Auto Caminhões Outros* Total
07:00-08:00     22.699            499         4.376      27.574
08:00-09:00     25.770            834         4.149      30.753
17:00-18:00     23.835            725         4.251      28.811
18:00-19:00     23.632            364         4.350      28.346
19:00-20:00     20.774            303         2.492      23.569
Total Picos   116.710         2.725      19.618    139.053

Outros*: Ônibus e Motos

 

Na Avenida Jacu-Pêssego houve um aumento de 31% na utilização da via por caminhões, o que também estava previsto no escopo do projeto, pois esta é uma das principais alternativas à Marginal Tietê para quem segue para a região do ABC.

 

Foi estimada também a variação do volume de passageiros, considerando o índice médio de ocupação de pessoas por veículo. Por exemplo, no caso dos automóveis, este índice é de 1,4 pessoas por veículo. No total, em cinco horas de pico, cerca de 54 mil pessoas a mais passaram a utilizar a Marginal Tietê para seus deslocamentos após a implantação da restrição, desconsiderando os passageiros de caminhões, conforme contagem realizada em um trecho da via pela CET.

 

Variação do volume de passageiros após a restrição
Horário Auto Outros* Total

 

7h-8h - 2.703 2.497 5.200
8h-9h - 9.186 5.037 14.223
17h-18h - 8.964 1.200 10.164
18h-19h - 10.877 3.982 14.859
19h-20h - 9.264 262 9.526
Total Picos 40.994 12.978 53.972

Outros*: Ônibus e Motos

 

Transporte público

 

O transporte público também foi beneficiado com a medida. As oito linhas que circulam pela Marginal Tietê tiveram uma redução no tempo de viagem de, em média, 5% durante o pico da manhã, com um ganho real de 5 minutos, comparados os meses de março de 2012 e março de 2011.

 

 

 

collections
Galeria de imagens