Secretaria Especial de Comunicação
Restrição a caminhões: lentidão cai 24% na Marginal Tietê e 13% na cidade
Estudo sobre os impactos da restrição ao trânsito de caminhões na Marginal Tietê e Minianel Viário, cuja fiscalização teve início em 5 de março passado, aponta melhorias na lentidão e no índice de ocorrências envolvendo caminhões e de acidentes com vítimas. Os dados se referem ao período de 5 de março a 3 de abril de 2012 em comparação com período equivalente do ano passado e fazem um comparativo de lentidão, não só na Marginal, mas em toda a cidade. Os números mostram uma redução de lentidão de 12,8% na cidade e de 23,9% na Marginal Tietê no período da manhã (7h às 9h).
Já no horário do entrepico, das 9h às 17h, a cidade registrou uma queda de 5,1% de lentidão e, na Marginal Tietê, observou-se um aumento de 3,9%. Esse índice está dentro do previsto, pois se refere ao horário em que os caminhões estão liberados para circular na Marginal e no Minianel Viário.
Autuações
Em relação ao balanço de multas, a CET realizou 81.588 autuações entre o dia 5/3 e 3/4 em caminhões que desrespeitaram a proibição de circulação na Marginal Tietê e outras vias do Minianel Viário.
Comparação de lentidões
Observa-se que a lentidão em março de 2012, tanto no horário de pico da manhã quanto no da tarde, está abaixo ou próxima da média verificada no mesmo período de 2011.
Acidentes e ocorrências
A quantidade de acidentes com vítimas também caiu na Marginal Tietê. Foram 29 em 2012 e 38 em 2011, ou seja, uma queda de 23,7%. A CET também registrou uma redução no número de caminhões quebrados na via. Em 2012 foram 202 ante 262 ocorrências registradas em 2011. Esse número reflete uma queda de 22,9% e é bastante representativo para garantir a fluidez na via.
Volume de veículos e passageiros
A CET fez um monitoramento do volume de veículos na Marginal Tietê e nas principais vias do Minianel Viário antes e depois da restrição. Na Marginal Tietê houve uma queda de 77% no volume de caminhões nos horários de pico e, em contraponto, um aumento de 33% no volume de automóveis que passaram a utilizá-la.
Esse crescimento também está dentro do previsto, pois um dos principais objetivos da restrição, que organiza em horários predeterminados o transporte de cargas, é priorizar a utilização da malha viária por veículos que transportam pessoas em seus deslocamentos cotidianos. Nos dois horários de pico, houve um aumento de 18% de veículos que passaram a utilizar a Marginal Tietê.
Nas tabelas abaixo apresenta-se o volume horário de veículos que trafegaram pela Marginal, em dias úteis, antes e depois da restrição.
2010
Horário Auto Caminhões Outros* Total
07:00-08:00 20.768 2.269 4.265 27.302
08:00-09:00 19.209 2.779 3.485 25.473
17:00-18:00 17.432 2.719 4.322 24.473
18:00-19:00 15.863 2.127 3.826 21.816
19:00-20:00 14.157 1.980 2.163 18.300
Total Picos 87.429 11.874 18.061 117.364
Outros*: Ônibus e Motos
2012
Horário Auto Caminhões Outros* Total
07:00-08:00 22.699 499 4.376 27.574
08:00-09:00 25.770 834 4.149 30.753
17:00-18:00 23.835 725 4.251 28.811
18:00-19:00 23.632 364 4.350 28.346
19:00-20:00 20.774 303 2.492 23.569
Total Picos 116.710 2.725 19.618 139.053
Outros*: Ônibus e Motos
Na Avenida Jacu-Pêssego houve um aumento de 31% na utilização da via por caminhões, o que também estava previsto no escopo do projeto, pois esta é uma das principais alternativas à Marginal Tietê para quem segue para a região do ABC.
Foi estimada também a variação do volume de passageiros, considerando o índice médio de ocupação de pessoas por veículo. Por exemplo, no caso dos automóveis, este índice é de 1,4 pessoas por veículo. No total, em cinco horas de pico, cerca de 54 mil pessoas a mais passaram a utilizar a Marginal Tietê para seus deslocamentos após a implantação da restrição, desconsiderando os passageiros de caminhões, conforme contagem realizada em um trecho da via pela CET.
Variação do volume de passageiros após a restrição
Horário Auto Outros* Total
7h-8h - 2.703 2.497 5.200
8h-9h - 9.186 5.037 14.223
17h-18h - 8.964 1.200 10.164
18h-19h - 10.877 3.982 14.859
19h-20h - 9.264 262 9.526
Total Picos 40.994 12.978 53.972
Outros*: Ônibus e Motos
Transporte público
O transporte público também foi beneficiado com a medida. As oito linhas que circulam pela Marginal Tietê tiveram uma redução no tempo de viagem de, em média, 5% durante o pico da manhã, com um ganho real de 5 minutos, comparados os meses de março de 2012 e março de 2011.
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