Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito confere preparativos para SP Indy 300 e destaca avanços na infraestrutura do evento
O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quarta-feira (11/4) a montagem da estrutura para a corrida “São Paulo Indy 300” que será realizada no dia 29 de abril, no Anhembi Parque, Zona Norte da cidade. Para o prefeito, o evento terá avanços em sua terceira edição.
“O momento que estamos vivendo representa orgulho para todos nós. Estamos com um circuito mais perfeito a cada ano, sendo construído com a experiência de cada prova”, afirmou o prefeito. “Tenho certeza absoluta que estamos nos aproximando da excelência”, enfatizou.
Os preparativos estão adiantados e o circuito de rua já pode ser visualizado. Os malotões, grades de proteção, cabos de aço e guard rails já foram colocados na maior parte da extensão do traçado. A pista do Sambódromo do Anhembi já foi raspada e está preparada para garantir a aderência adequada aos carros de corrida.
“Ano a ano, a parte de engenharia evolui para corrigir os problemas nessa pista montada na rua. A pista está praticamente pronta com 80% da parte de obras já concluída”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
Entre as novidades na estrutura deste ano, o destaque é o sistema de drenagem implantado pela SPObras em alguns trechos do trajeto, localizados nas proximidades da Rua Prof. Milton Rodrigues e da Avenida Olavo Fontoura. Nesses pontos foram instaladas canaletas, num total de 110 metros, para facilitar o escoamento da água em caso de chuva. As intervenções têm caráter permanente e a maior delas foi realizada na curva do Samba, na área da Concentração do Sambódromo.
“Nós reforçamos o sistema de drenagem da pista abrangendo todos os pontos problemáticos dos últimos anos. Além disso, fizemos todo o preparo do piso do Sambódromo e estamos acabando agora a montagem dos elementos que definem o circuito, melhorando o sistema de montagem com elementos pré-moldados metálicos que facilitam a montagem e desmontagem, em menor tempo”, destacou o diretor de desenvolvimento de projetos da SP Obras.
Já na Dispersão, a ampliação do espaço, de 7 mil para 14 mil m², concluída no Carnaval deste ano, também vai beneficiar o evento. A arquibancada situada no trecho terá uma pequena mudança de posição para possibilitar uma visibilidade mais ampla para a pista da marginal e entrada do Sambódromo. As arquibancadas e camarotes localizados ao lado da pista estão em processo de montagem.
“É admirável a eficiência da Prefeitura para transformar esse lugar em um autódromo cada vez mais moderno. Neste ano, a corrida vai começar um pouco mais cedo, após às 12h30, com um horário mais adequado para a prova, para a programação da Bandeirantes e até com relação a chuva”, destacou Marcelo Meira, vice-presidente da Band TV.
Quanto à zeladoria, subprefeituras da região estarão envolvidas para o cuidado na região do Anhembi. Os trabalhos de limpeza em todo o entorno começaram a ser feitos ontem, com a limpeza das vias e poda de árvores. Além disso, durante o evento haverá aproximadamente 50 funcionários da prefeitura atuando para coibir o comércio irregular. “O trabalho com os ambulantes será preventivo. Barreiras humanas serão feitas em lugares estratégicos no entorno de todos os acessos, com patrulheiros volantes para evitar a comercialização”, explicou o subprefeito de Santana/Tucuruvi. O secretário de Coordenação das Subprefeituras destacou que o apoio da população é fundamental neste trabalho. “Todos os produtos devem ser adquiridos aqui para nos ajudar a combater esse mercado ilegal de ambulantes na cidade.”
A movimentação gerada pelo evento no ano passado foi de cerca de R$ 80 milhões, segundo levantamento do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris). Durante o evento, o presidente da empresa municipal de turismo destacou uma ação organizada pela SPTuris para o feriado prolongado em que será realizada a corrida. “Preparamos mais uma edição da São Paulo Best Week na semana da Indy, cheia de ofertas para as pessoas aproveitarem tudo o que a cidade tem para oferecer com descontos”. O período da SPBW vai de 27 de abril a 1º de maio e os interessados podem acessar www.spbw.com.br para conferir os principais destaques em hotéis, restaurantes, atrativos de lazer e estabelecimentos de serviço.
O diretor geral da Enter – Grupo Bandeirantes, Caio Carvalho, também destacou a visibilidade que a cidade ganha com o evento. “A transmissão pelas emissoras norte-americanas posiciona a cidade de São Paulo como a única no mundo que possui uma Fórmula Indy e uma Fórmula 1. Por isso, acredito que este será um grande evento para brasileiros e estrangeiros que estarão aqui”.
Operação de Trânsito
Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Anhembi, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), por meio do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), do Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTRANS), implantará operação especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300.
As ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Av. Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na rua Paineira do Campo, além de reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.
“Como não haverá estacionamento no local, nós pedimos para que o público utilize o transporte público, que é fundamental para que a gente possa fazer uma dinâmica na situação de todo o entorno”, afirmou o diretor de operações da CET.
No controle do trânsito nas imediações da corrida, serão mais de 700 funcionários envolvidos – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego – além de 80 viaturas e do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com 820 cavaletes, 220 cones, 155 cilindros, 3.700 metros de gradil de 1,5 metros de altura, 10 painéis de mensagem variável, 33 faixas e 06 banners de orientação e 75 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Anhembi Parque serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.
Bloqueios da CET
Das 23h59 de quinta-feira, dia 26, às 20h de domingo dia 29 de abril de 2012:
Av. Olavo Fontoura sentido CV/ST entre Rua Brazelisa Alves de Carvalho até a Praça Campo de Bagatelle;
Pista local da Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde;
Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos;
Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont (esta via terá alteração de circulação da mão-de-direção de único para duplo);
Rua Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho.
Das 21h de sexta-feira, dia 27, às 20h de domingo, dia 29 de abril de 2012:
Avenida Olavo Fontoura sentido ST/CV entre Praça Campo de Bagatelle até R. Brazelisa Alves de Carvalho.
Ampliação dos bloqueios viários das 21h de sexta-feira, dia 27, às 20h de domingo, dia 29 de abril de 2012:
Rua Professor Luciano Prata;
Rua Doutor Melo Nogueira.
E interdições parciais nas seguintes vias:
Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
Rua Anita Malfatti.
Inversão de mão-de-direção:
Rua Hermenegildo C. de Almeida entre Brazelisa Alves de Carvalho e Av. Braz Leme;
A partir das 21h do dia 27 de abril até as 20h do dia 29, o acesso à Av. Olavo Fontoura será restrito, sendo permitido somente o acesso de pessoas devidamente credenciadas. As pessoas que por ventura acessarem a Av. Olavo Fontoura antes deste período deverão utilizar a Av. Olavo Fontoura, sentido Praça Campo de Bagatelle para Marginal Tietê como única alternativa para deixar o local onde se encontram.
No período de interdição, a Av. Olavo Fontoura sentido Praça. Campo de Bagatelle para Marginal Tietê terá sentido único de circulação da Praça para a Marginal, sendo permitida somente a circulação de vans credenciadas e autorizadas no contra-fluxo no trecho da avenida compreendido entre a R. Prof. Milton Rodrigues e o número 1078 da Infraero para retorno dos veículos até o a área do PAMA (aeronáutica, Av. Santos Dumont).
Os veículos que se destinam ao aeroporto Campo de Marte, CELOG, HASP, INFRAERO deverão acessar o complexo pela Av. Santos Dumont B/C, portaria oposta a Rua Santa Eulália.
3º Diálogo Brasil – Holanda
O prefeito se encontrou, também nesta quarta-feira (11/4), com uma delegação holandesa composta pela ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente, Melanie Schultz van Haegen, o embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Kees Rade, chefe da Delegação Comercial, Ineke Dezentjé, e Esther van der Sterre, chefe de Protocolo. A reunião foi realizada na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, no Centro, por conta do 3º Diálogo Brasil – Holanda.
O encontro, conforme explicou o prefeito de São Paulo, serviu para o compartilhamento de experiências sobre a drenagem de solo. “Este grupo de administradores públicos da Holanda estão aqui no Brasil para mais uma vez apresentar e discutir ações e políticas públicas, especialmente no campo da drenagem. Assim, podemos aprender com eles e eles com os nossos projetos e programas”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano também participou do encontro e falou sobre o plano de drenagem da cidade de São Paulo, além de apresentar o sistema de alerta para situações de emergência.
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