Secretaria Especial de Comunicação
Olho Vivo facilita o dia a dia do passageiro de ônibus
Olho Vivo, da SPTrans, facilita o dia a dia do passageiro de ônibus
As perguntas mais frequentes dos usuários de ônibus na capital, gerenciados pela São Paulo transporte (SPTrans) são: Que ônibus devo pegar? Será que passa nesse ponto?, agora podem ser respondidas em tempo real por meio do programa Olho Vivo, criado em 2005 para monitorar e fiscalizar os 15 mil ônibus da frota e em 2008 era visível para os usuários a ferramenta De Olho Na Via onde a velocidade média dos corredores era visualizada.
As novas ferramentas, que estão disponíveis no site olhovivo.sptrans.com.br, são: de Olho Vivo na Linha e Olho Vivo no Ponto para facilitar o dia a dia dos usuários.
De Olho Na Linha inclui o programa de Localização Automática de Veículos (AVL), um instrumento instalado nos ônibus que se divide em dois, uma parte é o GPS que via satélite informa a posição geográfica do veículo através do mapa, o usuário visualiza quantos ônibus da linha estão no itinerário e por onde ele está passando em tempo real e a outra parte é o Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) que passa as informações a central da SPTrans.
“Uso sempre o De Olho na Linha quando estou no trabalho, saio às 13h e olho no mapa por onde a linha que uso está, se estiver longe enrolo um pouco, assim não fico no ponto sozinha esperando o ônibus e facilita minha rotina.” comentou uma passageira que trabalha na região do Morumbi e usa a linha 8020-10 Butatã/Morumbi.
Já no outro programa, De Olho No Ponto, com o nome da parada em mãos podemos saber exatamente em quantos minutos o ônibus desejado vai passar. Além disso, podemos observar todos os ônibus que passam pelo ponto, com nos números de referência e as cores que identificam as linhas na cidade, por exemplo, Praça Ramos de Azevedo/ Terminal Campo Limpo tem a cor indicada laranja, facilitando a visualização do usuário para não perder seu ônibus.
Tudo isso está sendo possível porque todos os ônibus e microônibus da cidade possuem um GPS - Sistema de Posicionamento Global, através dele é possível detectar a posição em que o veículo se encontra em qualquer ponto da cidade, se está parado, quebrado, acidentado, em movimento, a previsão de chegada dele no terminal, a partir desse sistema é calculada o horário de saída dos terminais, a previsão de chegadas aos pontos dos corredores inteligentes e nos terminais.
Mais um benefício disponibilizado aos usuários do transporte público por ônibus na capital é o sistema Wi Fi, internet de banda larga gratuita nos pontos do corredor Rebouças. São oito paradas: Caio Prado, Paulista, Clínicas, Brasil, Faria Lima Eldorado, Vital Brasil e Jorge João Saad onde o usuário pode acessar a internet por 15 minutos e acessar principalmente o olho vivo e saber em quanto tempo os seus ônibus vai passar. Como é livre, pode acessar emails e redes sociais, sem pagar nada por isso.
“Preciso ir ao médico a cada 15 dias e esse sistema ajudou muito, vejo no celular que linhas podem usar, antigamente usava apenas uma e agora sei que existem outras que fazem o mesmo trajeto e podem facilitar o meu itinerário” conclui uma outra passageira.
“Com a tecnologia acessível em nossas mãos como Ipad, Iphone e celulares Androids a visualização do site na rua fica fácil, ainda mais por ter a vantagem do sistema Wi Fi, internet de banda larga gratuitamente nos pontos do corredor Rebouças e futuramente em alguns terminais de ônibus, tudo isso disponibilizado para melhor atender aos usuários”, destaca Douglas Roman Superintendente de Tecnologia da Informação da SPTrans.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk