Secretaria Especial de Comunicação
Patrimônio Histórico da Cidade, estádio do Pacaembu faz 72 anos
O estádio Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu completa 72 anos nesta sexta-feira. No dia 27 de abril de 1940, uma grande festa foi armada em sua inauguração, com a presença do então presidente da República Getulio Vargas. Nas arquibancadas, 50 mil espectadores viram as delegações de Uruguai, Argentina e cerca de cinco mil jovens atletas brasileiros serem homenageados. No dia seguinte, o gramado também teve sua estreia.
Primeiro, o Palmeiras enfrentou o Coritiba e venceu por 6x2. Na segunda partida, o Corinthians derrotou o Atlético-MG por 4x2. Hoje, além do estádio de futebol, o local também possui um ginásio poliesportivo, piscina, quadras de tênis, pista de corrida e caminhada, salas de ginástica. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) oferece gratuitamente atividades em diversas modalidades esportivas.
Histórico
Na década de sua inauguração, registrou recorde de maior publico: 71.281 torcedores viram Corinthians e São Paulo empatarem em 3x3, no dia 24 de maio de 1940. Na década seguinte, o estádio recebeu a quarta edição da Copa do Mundo de futebol, abrigando seis das 50 partidas da competição. Ícones do esporte brasileiro começavam a escrever sua história no Pacaembu nessa época. Eder Jofre teve grandes embates nos ringues montados dentro do ginásio poliesportivo. Outro a passar pelo estádio foi Adhemar Ferreira da Silva, que se sagrou como o único esportista brasileiro a ter duas medalhas de ouro olímpicas. Na década de 60 foi a vez de Pelé, desfilar sua magia dentro do gramado. Nessa época, a concha acústica, onde shows eram realizados, deu lugar a um novo lance de arquibancadas, o Tobogã, com lugar para mais 10 mil torcedores.
Em 70 grandes craques desfilaram pelo Pacaembu. Rivelino, Falcão e Ademir da Guia são alguns dos que abrilhantaram as partidas da época. Em 74, o Rei Pelé disputaria sua última partida no Pacaembu, contra o Corinthians. Encerrava-se então a passagem do maior jogador de futebol de todos os tempos pelo estádio, onde jogou 119 vezes e fez 114 gols.
A década de 80 foi a época em que grandes shows, desfiles e exibições começaram a ser realizados no Pacaembu, com personalidades como Tina Turner, Luciano Pavarotti, Paul McCartney, Rolling Stones. Nesta mesma época o Pacaembu foi tombado como Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.
No ano passado, o Pacaembu foi palco de duas grandes festas: o último jogo com a camisa da seleção brasileira de Ronaldo Fenômeno, três vezes eleito o melhor jogador do mundo e maior artilheiro de todas as edições da Copa do Mundo. E a conquista pelo Santos do tri-campeonato da Taça Libertadores.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk