Secretaria Especial de Comunicação
Olho Vivo completa um mês e beneficia mais de 6 mil passageiros por dia
O Olho Vivo completa um mês e já foi acessado por mais de 182 mil internautas. O serviço disponibiliza duas novas ferramentas aos passageiros: o Olho Vivo na Linha, que informa a posição geográfica do ônibus através de um mapa e o Olho Vivo no Ponto, que informa aos usuários exatamente em quantos minutos o ônibus desejado vai passar. Algumas mudanças já foram feitas para aperfeiçoar a visualização das linhas e dos mapas. Melhorias também foram feitas no programa que permite a acessibilidade em todos navegadores. Um aplicativo para facilitar o acesso já está sendo estudado.
crédito da foto - Aline Oliveira/SPTrans
O superintendente de Tecnologia da Informação da SPTrans, Douglas Roman, diz que “foram atendidos diversos pedidos de desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o acesso ao serviço, e já está sendo processada a possibilidade de desenvolver uma opção para o uso em smartphone”.
Nos próximos dias os usuários do Olho Vivo que usam com frequência determinada linha, poderão colocar no site como “favorito” e assim poupar tempo em sua pesquisa. Além disso, os mapas serão ampliados facilitando a visualização nos celulares e computadores.
Diariamente cerca de 6 mil usuários estão agilizando seu trajeto utilizando as ferramentas disponibilizadas no De Olho no Ponto e no De Olho na Linha. Este, inclui o programa de Localização Automática de Veículos (AVL), um instrumento instalado nos ônibus que se divide em dois: uma parte é o GPS que via satélite informa a posição geográfica do veículo; através do mapa, o usuário visualiza quantos ônibus da linha estão no itinerário e por onde ele está passando em tempo real. A outra parte é o Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) que passa as informações a central da SPTrans.
“Uso sempre o De Olho na Linha quando estou no trabalho, saio às 13h e olho no mapa onde está passando a linha que utilizo; se estiver longe, enrolo um pouco, assim não fico no ponto sozinha esperando o ônibus e isso facilita minha rotina,” disse Priscila Carvalho que trabalha na região do Morumbi e usa a linha 8020-10 Butantã/Morumbi.
Já no outro programa, De Olho No Ponto, com o nome da parada em mãos, o usuário pode saber exatamente em quantos minutos o ônibus desejado vai passar. Além disso, é possível observar todos os ônibus que passam pelo ponto, com os números de referência e as cores que identificam as linhas na cidade.
Tudo isso está sendo possível porque todos os ônibus e microônibus da cidade possuem um GPS - Sistema de Posicionamento Global. Através dele é possível detectar a posição em que o veículo se encontra em qualquer ponto da cidade, se está parado, quebrado, acidentado, em movimento, a previsão de chegada dele no terminal. A partir desse sistema é calculado o horário de saída dos terminais, a previsão de chegadas aos pontos dos corredores inteligentes e nos terminais.
Mais um benefício disponibilizado aos usuários do transporte público por ônibus na capital é o sistema Wi Fi, internet de banda larga gratuita nos pontos do corredor Rebouças. São oito paradas: Caio Prado, Paulista, Clínicas, Brasil, Faria Lima Eldorado, Vital Brasil e Jorge João Saad onde o usuário pode acessar a internet por 15 minutos e acessar principalmente o Olho Vivo e saber em quanto tempo os seus ônibus vai passar. Como é livre, pode acessar emails e redes sociais, sem pagar nada por isso. Futuramente o sistema será implantado em alguns terminais de ônibus.
“Preciso ir ao médico a cada 15 dias e esse sistema ajudou muito, vejo no celular que linhas posso usar, antigamente usava apenas uma e agora sei que existem outras que fazem o mesmo trajeto e podem facilitar o meu itinerário” afirma Ângela dos Santos, aposentada.
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