Secretaria Especial de Comunicação
Perus recebe a peça "O Navio Negreiro"
Perus recebe no dia 27 de maio (domingo), às 14h, a peça O Navio Negreiro, da Cia de Teatro Educando com Arte, de Itupeva. A apresentação gratuita ocorre na Praça do Jardim Monte Belo, com promoção da Subprefeitura Perus, por intermédio da Supervisão de Cultura. O espetáculo tem como embasamento a poesia de Castro Alves, além de textos de Bertolt Brecht e Nelson Mandela. O evento é voltado ao público partir de 12 anos e tem duração aproximada de 45 minutos.
A peça teatral ganhou vários prêmios desde que foi montada em 2009, dentre os quais o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac 12). Por isso, neste ano, conta com apoio da Secretaria Estadual de Cultura. De acordo com a diretora da Cia, Priscila Modanesi, em princípio a ideia era apenas apresentá-la na Semana da Consciência Negra da rede escolar da Prefeitura de Itupeva. No entanto, a repercussão do espetáculo superou as expectativas do grupo, que decidiu intensificar as pesquisas sobre o tema e expandir os horizontes.
Surgiu, então, a proposta de apresentá-lo ao longo da Linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga as estações Jundiaí e Luz, passando por Perus. “A violência que retratamos na peça é baseada em fatos reais. O espetáculo mostra os horrores do navio negreiro e nos faz pensar nas prisões e violências a que estamos sujeitos nos dias de hoje”, enfatizou Priscila.
Segundo a Supervisão de Cultura da Subprefeitura Perus, assim que os representantes da Cia procuraram a pasta, a proposta foi analisada e aprovada, por causa da importância do tema e da reflexão que o assunto merece. A ideia de uma apresentação em praça pública foi de facilitar o acesso das pessoas à cultura, já que muitas não têm condições financeiras de frequentar uma sala de teatro.
A peça conta com os seguintes atores: Leonardo Rodrigues (no papel de capitão); Herberth Vital (capataz); Bia Molognoni, Geam Marcello Campos e Nicholas Marchi (marinheiros); Rodrigo Moreno (líder dos negros); Tábata Grisotto (negra grávida); Tatá Nascimento, Lysandra dos Santos, Jéferson dos Santos, Marcelinho de Jesus, João Robson Marques, José Yslan dos Santos e Cícero Inácio (negros). Além de diretora, Priscila também é responsável pelo roteiro, sonoplastia e operação técnica, esta última juntamente com Taline Jovanelli. A direção musical é de Herberth Vital e a iluminação e pesquisa em dança afro, de Alexandre Carvalho. O figurino é da própria Cia.
Serviço
O Navio Negreiro
Data: 27 de maio
Horário: 14h
Local: Praça do Jardim Monte Belo
Endereço: Rua Palmeirópolis, s/nº, Morro Doce
Gratuito
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk