Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura participa do 8º Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal
O prefeito de São Paulo visitou nesta sexta-feira pela manhã o 8º Feirão da Casa Própria promovido pela Caixa Econômica Federal no Centro de Exposições Imigrantes, na Zona Sul da capital. O prefeito estava acompanhado do secretário municipal da Habitação, e foi recebido pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, e pelo presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP), Jorge Augusto Viana Neto.
Durante a visita, o prefeito destacou a relevância do evento para a cidade. “O Feirão tem uma importância muito grande para São Paulo, porque a maior parte dos imóveis vendidos estão localizados na própria cidade. Isso movimenta a nossa economia e gera empregos, já que mais imóveis vendidos criam a necessidade de se construir mais para atender a demanda. Essa é a razão do apoio que a Prefeitura dá a esse evento”, disse.
O prefeito e o secretário da Habitação aproveitaram a oportunidade para conhecer o estande da Companhia de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), onde os munícipes poderão atualizar suas informações cadastrais no banco de dados. Os novos cadastramentos deverão ser feitos no próprio site da Prefeitura.
O secretário explicou que o banco de dados COHAB é usado oficialmente para a indicação das famílias em todos os programas habitacionais na cidade, sejam eles do município, do Estado ou do Governo Federal e que, assim como o Feirão, Prefeitura busca imóveis que são acessíveis às famílias de baixa renda e verifica a sua legalidade e adequação.
“O nosso cadastro é preferencialmente para rendas mais baixas e nós verificamos se o imóvel está adequado para as pessoas. Os critérios de seleção são técnicos e variam em função do tipo de moradia atual das famílias, se há algum risco ou não, da composição familiar, renda e assim por diante”, completou o secretário.
Ainda no estande, os visitantes da feira poderão obter informações sobre os 596 apartamentos que estão sendo oferecidos por meio da Cohab-SP, no programa Imobiliária Social. Metade dos imóveis está reservada para famílias com renda entre 3 e 6 salários mínimos.
O programa está no Feirão da Caixa desde a edição de 2009 e já ofereceu 5 mil imóveis às famílias cadastradas. Por meio de parceria com construtoras e incorporadoras privadas, a Cohab-SP seleciona empreendimentos adequados ao perfil das famílias de seu cadastro habitacional, tanto na Capital quanto na Região Metropolitana de São Paulo.
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
Às empresas privadas compete a edificação de unidades habitacionais e à COHAB-SP informar aos cadastrados, através do correio eletrônico (e-mail) constante do cadastro, os empreendimentos residenciais compatíveis com suas necessidades ( preço, bairro, etc). A COHAB-SP não interfere na negociação.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Companhia ainda mantém parceria com a Caixa Econômica Federal para o programa Minha Casa Minha Vida em benefício de famílias com renda de até 3 salários mínimos. Neste período, foram assinados contratos para a construção de 3.436 unidades habitacionais. Destas, 500 apartamentos já foram entregues e a previsão é de que mais 180 famílias recebam seus imóveis nos próximos meses.
Desde a sua primeira edição, em 2005, o Feirão da Caixa tem a participação da Companhia, que atuou até 2008 com o cadastramento de munícipes no banco de dados de famílias interessadas em aderir aos programas de habitação social da capital. Também neste período, a Cohab-SP encaminhou 2.480 famílias de seu cadastro habitacional para atendimento no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa.
O 8º Feirão da Casa Própria teve início nesta sexta-feira (18) e vai até o domingo (20), no Centro de Exposições Imigrantes, localizado no km 1,5 da Rdovia dos Imigrantes, na Água Funda. O horário do feirão é das 10 às 21horas, na sexta-feira e no sábado, e das 9 às 18horas no domingo. Além de São Paulo, o evento também acontece nas cidades de Curitiba e Fortaleza.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk