Secretaria Especial de Comunicação
Alunos plantam árvores para captar carbono na Zona Norte
Pelo quinto ano consecutivo, alunos do Ensino Fundamental e EJA da EMEF Professora Esmeralda Salles Pereira Ramos (DRE Jaçanã-Tremembé) vão plantar mudas de árvores da Mata Atlântica em um terreno no bairro do Jaçanã.
A ação, que vai acontecer sábado (2/6) e terça-feira (5/6), é importante para o controle e diminuição do aquecimento do planeta, causado principalmente pela emissão de gás carbônico. Serão plantadas 380 mudas e a iniciativa – parceria das secretarias municipais de Educação, Verde e Meio Ambiente e da Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé – envolverá 180 alunos, além de pais, professores, agrônomos, biólogos, jardineiros, agentes da polícia florestal e outros profissionais.
A neutralização vem sendo adotada por organismos sociais de todo o mundo, como governos, empresas e ONGs. Na EMEF, o projeto começou em 2008, numa iniciativa da professora de Geografia Wilma Helena Francisco Penna Sallovitz. “Na primeira vez plantamos 80 mudas de árvores típicas da Mata Atlântica, como araucária, ipê e até um pau-brasil, em um terreno oferecido pela Prefeitura, no Jardim Yara”, conta.
Em 2009, a educadora deu continuidade ao trabalho, que ganhou ainda mais adeptos. “No segundo ano, o projeto cresceu. Cerca de 160 alunos participaram da ação e plantaram 350 mudas”. Em 2010, o número de mudas aumentou ainda mais: foram plantadas 500 árvores frutíferas da Mata Atlântica em duas praças no bairro do Tremembé e, no ano passado, os alunos plantaram mais 400 no Parque Linear Flor de Maio, no Jardim Fontális, mostrando que a ideia já virou uma tradição na escola.
Com este e outros trabalhos que destacam a importância de cuidar bem do nosso planeta, a professora Wilma desperta nos alunos a consciência de que as responsáveis pela poluição ambiental não são apenas as grandes corporações. Com as diferentes atividades realizadas, ela revela que os estudantes notam a importância de mudar hábitos, inclusive os mais simples. “Eles começam a prestar mais atenção no lixo que produzem, trocam lâmpadas comuns por econômicas, cuidam melhor das árvores, por exemplo. Os mais novos transmitem aos pais o conhecimento que adquirem na escola. Estes são os resultados mais importantes do nosso trabalho”, revela Wilma.
Primeiro plantio:Dia 2 de junho, às 10h
Segundo plantio: Dia 5 de junho, às 10h
Endereço: Rua Miguel Ouchana, 50 - Jaçanã
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk