Secretaria Especial de Comunicação
Biblioteca Mário de Andrade dá continuidade ao ciclo de palestras sobre contistas latino-americanos
A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) iniciou em abril uma série de encontros que pretende destacar, até setembro, a riqueza da produção literária dos países latino-americanos. Com curadoria de Davi Arrigucci Jr., professor emérito de teoria literária e literatura comparada pela USP, a série Mestres do Conto Latino-americano, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural - 2011, acontece nos dias 2, 16, 23 e 30 de junho.
“É um curso voltado para a leitura de algumas narrativas e autores capazes de dar uma ideia precisa e, ao mesmo tempo, abrangente de um gênero: o conto literário”, explica Arrigucci. O objetivo é colocar os participantes em contato direto com essas narrativas, buscando um entendimento mais amplo da arte do contista e da significação histórica no contexto particular em que cada um está inserido.
No primeiro encontro de junho, que acontece no dia 2, o professor de literatura brasileira da USP Erwin Torralbo Gimenez analisa o conto Um Pobre-Diabo, do escritor alagoano Graciliano Ramos. No dia 16, a professora titular de teoria literária e literatura comparada da USP Cleusa Rios Pinheiro Passos debate dois contos do argentino Júlio Cortázar - Continuidade dos Parques e Circe.
O segundo representante nacional deste mês é Guimarães Rosa, que terá o clássico conto A Terceira Margem do Rio discutido entre os participantes no dia 23, a partir da análise da professora do departamento de teoria literária e literatura comparada da USP Ana Paula Pacheco.
Para fechar a programação de junho, no dia 30, o professor do departamento de teoria literária e literatura comparada da USP Marcos Piason Natali ministra a discussão sobre o conto Luvina, do autor mexicano Juan Rulfo.
Confira a programação completa
GRACILIANO RAMOS
Com Erwin Torralbo Gimenez (professor de literatura brasileira da USP e autor de artigos sobre o escritor, como “Graciliano Ramos: uma Poética da Insignificância”, na Revista Estudos Avançados, vol. 23, nº 67, em 2009).
Neste encontro, será abordado o conto “Um Pobre-Diabo”, de autoria do escritor alagoano (1892/1953).
| Dia 2, das 10h às 12h
JULIO CORTÁZAR
Com Cleusa Rios Pinheiro Passos (professora titular de teoria literária e literatura comparada da USP e autora de Outro Modo de Mirar: uma Leitura dos Contos de Julio Cortázar, Martins Fontes, 1986, entre outras obras).
Neste encontro, serão abordados os contos Continuidade dos Parques e Circe, de autoria do escritor argentino (1914/1984).
| Dia 16, das 10h às 12h
JOÃO GUIMARÃES ROSA
Com Ana Paula Pacheco (professora do departamento de teoria literária e literatura comparada da USP e autora de Lugar do Mito: Narrativa e Processo Social nas Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa, Nankin Editorial, 2006, entre outras obras).
Neste encontro, será abordado o conto A Terceira Margem do Rio, de autoria do escritor mineiro (1908/1967).
| Dia 23, das 10h às 12h
JUAN RULFO
Com Marcos Piason Natali (professor do departamento de teoria literária e literatura comparada da USP e autor do livro Políticas da Nostalgia, Nankin Editorial, 2006, entre outras obras).
Neste encontro, será abordado o conto Luvina de autoria do escritor mexicano (1918/1986).
| Dia 30, das 10h às 12h
Serviço
Mestres do Conto Latino-americano
Data: 2, 16, 23 e 30 de junho
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação
Telefone: 3256-5270
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk