Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 6 de Junho de 2012 | Horário: 18:10
Compartilhe:

Cine Olido homenageia o cineasta indiano Satyajit Ray

A mostra "20 anos sem Satyajit Ray", em cartaz entre os dias 12 e 17 de junho, reúne sucessos de um dos maiores diretores do cinema indiano. Entre os filmes da mostra estão "Sala de Música”, A Canção da Estrada" e "O Invencível".

No ano em que se completam 20 anos da morte de Satyajit Ray, um dos mais reverenciados cineastas indianos, o Cine Olido promove a mostra 20 anos sem Satyajit Ray, em cartaz entre os dias 12 e 17 de junho. Considerado um dos grandes diretores do cinema do século XX, o cineasta indiano nasceu em uma família bengali, radicada na cidade de Calcutá e proeminente no mundo das artes e letras.

 

Ray começou sua carreira no cinema como assistente de direção do cineasta francês Jean Renoir, no longa-metragem O Rio Sagrado, filmado na Índia em 1949. Mais tarde, ele foi enviado a trabalho para Londres e, nos três meses em que lá permaneceu, assistiu a 99 filmes, entre eles o neorrealista italiano Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica, que foi influência decisiva para que ele enveredasse pelo cinema. 

 

Os dois filmes integram a mostra paralelamente a sete longas-metragens de Satyajit Ray, entre eles A Sala De Música, obra de 1958 que representa as diferenças entre castas na sociedade indiana por meio da história de dois vizinhos. O enredo traz um homem decadente da alta casta que insiste em manter o padrão de seus antepassados e outro de casta inferior que se torna cada vez mais rico.

 

Pelo conjunto de sua obra, que inclui 37 filmes, entre documentários, longas e curtas metragens, Satyajit Ray ganhou, em 1991, um Oscar Honorário. Seus filmes, ao contrário de outros diretores indianos de bastante sucesso dentro do país, possuíam uma característica primordial: eles agradavam ao público estrangeiro, o que permitiu que muitos deles fizessem carreira internacional.

 

Serviço

 

20 anos sem Satyajit Ray
Data:
12 a 17 de junho
Local: Galeria Olido (Cine Plido)
Endereço: Av. São João, 473, Centro
Telefone: 3331-8399 e 3397-0171
Preço: R$ 1

 

Confira a programação completa

 

A SALA DE MÚSICA

(Jalsaghar, Índia, 1958, 100 min, PB, DVD). Dir.: Satyajit Ray. Com Chhabi Biswas, Padmadevi, Pinaki Sengupta e outros.
Enquanto um representante decadente da alta casta insiste em manter o padrão de seus antepassados, o vizinho, de casta inferior, torna-se cada vez mais rico.
| Dia 12, 15h. Dia 16, 19h30

 

OS JOGADORES DO FRACASSO
(Shatranj Ke Khilari, Índia, 1977, 129 min, PB, DVD). Dir.: Satyajit Ray. Com Sanjeev Kumar, Saeed Jaffrey, Shabana Azmi e outros.
No momento em que a Grã-Bretanha tenta tomar posse da província de Awadh, dois amigos travam um acirrado jogo de xadrez num vilarejo próximo aos conflitos.
| Dia 12, 17h. Dia 14, 15h

 

A CANÇÃO DA ESTRADA
(Pather Panchali, Índia, 1955, 122 min, PB, DVD). Dir.: Satyajit Ray. Com Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee, Subir Bannerjee e outros.
Primeiro filme de Satyajit Ray, que deu início à “Trilogia de Apu”, e considerado sua obra-prima. Pai de família é, também, sacerdote, curandeiro e poeta. Sua mulher trabalha para alimentar uma família, que recebe com alegria a chegada do novo filho, Apu.
| Dia 12, 19h30. Dia 17, 15h

 

O RIO SAGRADO
(The River, França, 1951, 99 min, DVD). Dir.: Jean Renoir. Com Patricia Walters, Nora Swinburne, Esmond Knight e outros.
Então jovem, Satyajit Ray foi assistente de direção de Jean Renoir neste longa-metragem filmado na Índia. Na história, três garotas inglesas vivem em Bengala após a Segunda Guerra Mundial. Quando um oficial se interessa pela mais velha, as outras sentem ciúmes.
| Dia 13, 15h. Dia 15, 17h30

 

O PAI DO CINEMA INDIANO
(Satyajit Ray, Filmmaker, Índia, 1982, 127 min, DVD). Dir.: Shyam Benegal.
Documentário sobre Satyajit Ray.
| Dia 13, 17h. Dia 15, 15h

 

O INVENCÍVEL
(Aparajito, Índia, 1956, 127 min, PB, DVD). Dir.: Satyajit Ray. Com Smaran Ghosal, Kanu Bannerjee, Karuna Bannerjee e outros.
Segundo longa da “Trilogia de Apu”, o filme retrata a juventude de Apu em Benaré e seu desejo de se tornar independente e estudar em Calcutá para viver uma vida diferente.
| Dia 13, 19h30. Dia 17, 17h30

 

LADRÕES DE BICICLETA
(Ladri di Biciclette, 1948, 93 min, PB, DVD). Dir.: Vittorio De Sica. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell e outros.
Em 1950, Satyajit Ray foi enviado à Inglaterra para trabalhar em uma agência de publicidade. Nesse período, entusiasmou-se pelo filme “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica, obra precursora do neorrealismo e que influenciaria definitivamente sua maneira de filmar. O longa conta a história do colador de cartazes que tenta encontrar a bicicleta que usa para trabalhar, pois ela foi roubada.
| Dia 14, 17h30

 

O MUNDO DE APU
(Apur Sansar, Índia, 1959, 101 min, PB, DVD). Dir.: Satyajit Ray. Com Soumitra Chatterjee, Sharmila Tagore, Alok Chakravarty e outros.
Conclusão da “Trilogia de Apu”, o filme mostra o personagem conseguindo sua independência e buscando por sabedoria. Isso parece se concretizar quando conhece a jovem Aparna.
| Dia 14, 19h30. Dia 16, 15h

 

OS GALHOS DA ÁRVORE
(Shakha Proshakha, Índia, 1990, 130 min, 35mm). Dir.: Satyajit Ray. Com Ajit Banerjee, Haradhan Bannerjee, Soumitra Chatterjee e outros.
Penúltimo filme do cineasta, o longa enfoca, a partir do microcosmo das relações familiares, parte da história da Índia e as alterações globais trazidas pelo fim do socialismo e da Guerra Fria.
| Dia 15, 19h30. Dia 16, 17h

 

 

 

collections
Galeria de imagens