Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito inaugura CEI que presta atendimento a 235 crianças na Zona Norte
O prefeito de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira (26) o Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Guilherme, na zona Norte. A unidade atende desde junho 235 crianças, de zero a quatro anos, em período integral. Durante a entrega do equipamento, o prefeito afirmou que ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil é uma das prioridades de seu governo.
“Nosso trabalho é incansável”, disse. “Temos hoje mais de 206 mil crianças em creches públicas, conveniadas ou diretas, e vamos até o último dia da nossa gestão criar condições para atender mais crianças”, destacou.
O CEI Vila Guilherme conta com oito salas de aula, brinquedoteca, refeitório e área externa ampla para atividades lúdicas. As crianças permanecem 10 horas por dia no local, onde recebem cinco refeições. São 16 turmas de berçário, com um total de 132 bebês, e oito turmas de minigrupo, para crianças de dois a quatro anos, com 103 alunos, cuidadas por uma equipe de 28 professores e 11 funcionários de apoio.
Localizado na Rua Anna Papini Guaranhã, s/nº - altura do nº 536 da avenida Zaki Narchi – o CEI funciona em imóvel onde havia, desde 1988, uma creche exclusiva para filhos dos funcionários do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), e foi alugado pela Secretaria Municipal de Educação para abrigar o serviço. A secretária de Educação explicou que a oportunidade da nova creche surgiu com a constatação do superintendente do Iprem, José Roberto Ferreira Savoia, de que o lugar vinha sendo subutilizado. “A Diretoria Regional de Educação do Jaçanã visitou o prédio, percebeu a sua potencialidade e nós iniciamos uma negociação até conseguirmos a autorização para alugar o espaço”.
O espaço passou por uma reforma custeada pela Sociedade Educativa e Beneficente Estrela da Esperança, instituição conveniada à Secretaria Municipal de Educação, que é responsável pela administração do CEI Vila Guilherme. A entidade também é gestora de outros dois CEIs da região, o CEI Conveniado Particular Cantinho Feliz, que atende 165 crianças, e o CEI Indireto Vila Medeiros, onde estão matriculados 482 alunos. A pintura foi executada com recursos da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Jaçanã.
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
Novas Escolas – Desde 2005, a Prefeitura de São Paulo já criou 291 novas unidades educacionais, incluindo as escolas dos blocos pedagógicos e os equipamentos culturais e esportivos dos CEUs, em toda a cidade. Outras 72 escolas estão em construção.
Francal
Também nesta terça-feira, o prefeito prestigiou a abertura da 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que acontece até o dia 29 de junho no maior complexo para eventos de negócios da América Latina, o Pavilhão Anhembi, na Zona Norte. Na ocasião, o prefeito afirmou que a indústria calçadista é fundamental para a economia do país. “Todos sabem do momento difícil que vive a nossa economia, mas a criatividade do brasileiro e sua determinação, e o setor calçadista é referência nesses quesitos, nos dá a certeza de uma mudança no patamar em relação à geração de emprego e de renda”, destacou.
A Francal reúne nesta edição mais de 1.000 expositores de todo o país. Todos os anos passam pelo evento mais de 60 mil profissionais do Brasil e do exterior, fator que contribui consideravelmente para a realização de negócios. A feira tem ainda a participação de um número expressivo de representantes comerciais, profissionais e estudantes de moda em busca das tendências do mercado. Com acesso gratuito a este público, a 44ª Francal funciona das 10h às 20h, com horário especial no dia de seu encerramento, das 10h às 13h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk