Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 28 de Junho de 2012 | Horário: 11:24
Compartilhe:

Primeiro Festival das Estrelas em Itaquera atraiu público de 10 mil pessoas

O primeiro Arraial das Estrelas reuniu a tradicional festa junina brasileira e o típico Festival Tanabata, conhecido como a maior festa tradicional japonesa no Brasil. Cerca de dez mil pessoas puderam curtir essa união inédita, repleta de atividades, que foram desde as variedades de comidas e bebidas até shows diversos com músicas e danças típicas.

A Subprefeitura Itaquera, juntamente com os parceiros Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, a Associação Paulista de Relações Internacionais, a Federação de Sakura e Ipê do Brasil e a Obra Social Dom Bosco ficaram muito satisfeitos como sucesso do primeiro Arraial das Estrelas, evento ocorrido no último fim de semana, 23 e 24 de junho, na Praça da Estação e na Rua Gregório Ramalho, no centro de Itaquera.


O Arraial das Estrelas reuniu a tradicional festa junina brasileira e o típico Festival Tanabata, conhecido como a maior festa tradicional japonesa no Brasil. Ao longo do sábado e domingo, cerca de dez mil pessoas puderam curtir essa união inédita, repleta de atividades, que foram desde as variedades de comidas e bebidas até shows diversos com músicas e danças típicas.
A festa foi aberta com as tradicionais ginásticas orientais, primeiro com a Rádio Taissô, uma ginástica rítmica japonesa, e em seguida com a técnica chinesa do Tai Chi Pai Lin, originada das práticas taoístas que transmitem saúde, movimento e serenidade, coordenada pela senhora Emilia Miura, 81 anos.


A cerimônia de abertura contou com a presença do subprefeito de Itaquera, do vice-cônsul do Japão, Yusuke Nakayama, do padre Rosalvino Morán Viñayo, da Obra Social Dom Bosco, além de autoridades locais, representantes da comunidade japonesa e organizadores da festa.
Durante o festival, as pessoas puderam escrever pedidos em pequenos pedaços de papéis coloridos, chamados tanzaku, e amarrá-los em ramos de bambus, chamados sassa-dake, enfeitados com tanabatas, simbolizando cometas, distribuídos por toda a praça.
Segundo a crença, os pedidos desejados do fundo do coração serão atendidos.


As crianças tiveram ao seu dispor diversos brinquedos infláveis como pula-pula e escorregador, além de cama elástica, totalmente gratuitos, e show animado pelo palhaço Xuxa. No palco montado na rua Gregório Ramalho e no espaço em frente ao palco passaram vários grupos de ginástica oriental; grupos de dança folclórica japonesa; grupos de quadrilha e country. Também marcaram presença os grupos de taiko (tambor japonês), grupos Ryukyu Koku, Sakura Fubuki, Himawari e Tenryuu Wadaiko; a ginástica e aeróbica com as professoras da ACM de Itaquera; artes marciais com o Karate Shotokan; e dança com os grupos Taiga, Pop Soul, Fides, Kotek Kai e Smile Matsuri Dance. Na parte musical as apresentações de Shamisen (guitarra japonesa), com Vinicius Sadao e de Shinobue (flauta japonesa), com Sachie Kodama.


E para animar a galera ainda subiram ao palco o rock japonês com as bandas XRated e Sangatsu Days; samba e pagode com o grupo da Leandro de Itaquera e Marcelinho Opção; o sertanejo e o country das bandas Mixsom, APL e o trio Encountry; e o reggae MPB do Engrenagem Urbana.


O primeiro Arraial das Estrelas em Itaquera contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo, Indab, Factoplast, Rubbercity, Shopping Metro Itaquera, Sakura, Incase, De sê Esconde, AT&D – Technologies, Vikstar – Contact Center, Colonial, Careca – Auto peças, Genial Print, Horus Advert, Durval, Odebrecht, Barroso & Olivieri, Dutoplast do Brasil, Sansuy.
Os organizadores agradecem também o apoio da Viasul Transportes urbanos, SPTuris, CET, Policia Civil, Policia Militar, GCM, SPTrans, SABESP, Hospital Santa Marcelina, ACM – Itaquera e AIRI.

 

 

 

collections
Galeria de imagens