Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012 | Horário: 15:40
Compartilhe:

Prefeitura entrega unidade de educação infantil na Zona Norte

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cerejeiras, no bairro de Vila Maria, Zona Norte, tem capacidade para atender 320 crianças nas idades de zero a três anos e 11 meses. Em funcionamento desde o dia 23 de julho, a unidade já tem 260 crianças matriculadas, sendo 173 destas na fase de berçário. Com a inauguração, o déficit de vagas de creche na região foi totalmente suprido.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira pela manhã o Centro de Educação Infantil (CEI) Cerejeiras, no bairro de Vila Maria, Zona Norte, para o atendimento de 320 crianças nas idades de zero a três anos e 11 meses. Em funcionamento desde o dia 23 de julho, a unidade já tem 260 crianças matriculadas, sendo 173 destas na fase de berçário. Com a inauguração, o déficit de vagas de creche na região foi totalmente suprido.

 

Localizado na Rua Cabo João Monteiro Rocha, nº 78, o CEI conta com 12 salas de aula, além de espaços multiuso, como salas de leitura e de vídeo, pátios interno e externo, brinquedoteca e dois refeitórios. As crianças permanecem na unidade durante 10 horas, das 7h às 17h, e recebem cinco refeições diárias. Trabalham no CEI Cerejeira 51 funcionários entre professores, cozinheiros, auxiliares de cozinha, limpeza e manutenção.

O centro é administrado pela Sociedade Educativa e Beneficente Estrela da Esperança, instituição conveniada à Prefeitura que mantém ainda outros quatro CEIs nos bairros de Vila Prudente, Vila Guilherme, Vila Medeiros e no Cantinho Feliz, totalizando um atendimento a 1.195 crianças.

 

Dentro da proposta de aprimorar a educação infantil, a Prefeitura entregou, em sete anos, 266 novas escolas entre CEIs, Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), além de 24 CEUs e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. No caso específico das CEIs, são 1.493 creches que atendem mais de 206 mil crianças. 

 

Atualmente, 52,8% da população de zero a quatro anos são atendidas na cidade, percentual que já ultrapassa a meta prevista pelo governo federal para o ano de 2020, de acordo com o Plano Nacional de Educação, de que os municípios atendam 50% da população em idade de creche. Segundo o Censo Escolar de 2010, esse atendimento no Brasil não passa de 23%.

 

 

 

Crédtido das fotos: Fábio Arantes/SECOM

 

 

collections
Galeria de imagens