Secretaria Especial de Comunicação

Domingo, 5 de Agosto de 2012 | Horário: 12:08
Compartilhe:

CAT terá "Rodada de Empregos Inclusiva” com cerca de mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Entre os dias 6 e 10 de agosto, o CAT Luz realizará a primeira "Rodada de Empregos Inclusiva”. No mesmo formato da Rodada de Empregos, realizada em julho, o evento pretende promover a empregabilidade de pessoas com deficiência por meio de processos seletivos mais ágeis.

Entre os dias 6 e 10 de agosto, das 8h às 16h, o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), unidade Luz, vai receber a primeira "Rodada de Empregos Inclusiva”. A ação faz parte da divulgação do programa Inclusão Eficiente, que já auxiliou 5.940 Pessoas Com Deficiência (PCD) a ingressarem no mercado de trabalho. No mesmo formato da Rodada de Empregos, realizada em julho, o evento pretende promover a empregabilidade de pessoa com deficiência por meio de processos seletivos mais ágeis.


São 19 empresas que oferecerão oportunidades de trabalho com salários que vão de R$ 622 a R$ 8 mil: Avape, Brasanitas, Citibank, Nurap, IOS, C&C, Intermédica, Aché Laboratório, Casas Bahia/Ponto Frio, De Nadai, Ikesaki, Hospital São Camilo, Senac, Shark Tratores e Peças, Uranet, WalMart, AME, W Torre e Hospital São Paulo.

 

Para as pessoas sem experiência anterior há vagas para auxiliar de: limpeza, administração, financeiro, farmácia, cozinha, rouparia, almoxarifado, produção, comercial, estoque, operacional e jovem aprendiz. Existem oportunidades para técnicos: eletricistas, encarregado de marcenaria, mecânico de ar condicionado, supervisor de manutenção e administrador. Para profissionais com curso superior têm vagas para: advogado, recursos humanos, analista financeiro, gerente de produto e engenheiro civil e de planejamento. No ramo de prestação de serviços, têm ofertas para empacotador, operador de caixa, conferente de mercadoria, servente de pedreiro, agente de atendimento, repositor, controlador de acesso, ascensorista, mensageiro, digitador, recepcionista hospitalar e operador de telemarketing.

 

Outros serviços para pessoas com deficiência

 

Durante o período da "Rodada de Empregos Inclusiva”, os candidatos com deficiência poderão participar de oficinas do programa Orientação para o Trabalho, também tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho, para isto basta levar o RG original e uma foto 3x4, sanar dúvidas sobre questões relacionadas ao Laudo Médico com a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, verificar como funciona o Atende- Serviço de Atendimento Especial gratuito e porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa e também sobre como obter o "Bilhete Único Especial- para PCD”, que garante o transporte gratuito nos veículos públicos municipais (ônibus e microônibus), e metropolitanos (Metrô e CPTM) com os técnicos da SPTrans.


Segundo a Coordenadoria do Trabalho, responsável pela organização do evento, o objetivo não é apenas preencher as vagas existentes, mas promover a sensibilização de pessoas e empregadores sobre a riqueza da diversidade. Para isso, no espaço também acontecerão ações de capacitação e sensibilização de empresários, por intermédio de palestras e 'Sala dos Sentidos' para vivenciarem experiências sensoriais de privação de alguns dos sentidos.


Para participar, é necessário comparecer entre os dias 6 e 10 de agosto, das 8h às 16h, à unidade Luz do CAT, na Avenida Prestes Maia, 913, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS, Laudo Médico (se tiver) e exame de Audiometria (para pessoas com deficiência auditiva).

 

Sem Barreiras

 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficência e Mobilidade Reduzida (SMPED) participa do evento com o curso Sem Barreiras – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no dia 9 de agosto (quinta-feira), às 9h. O curso, criado em 2009, tem o objetivo de desmistificar a ideia de que a contratação de pessoas com deficiência física ou intelectual traz problemas para a empresa, seja com gastos para adequação do espaço, queda de produtividade ou dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho. A lei federal nº 8.213/1991 (Lei de Cotas) exige que as empresas com mais de 100 funcionários destinem 2% a 5% dos postos de trabalho a esse público.

 

O curso busca oferecer aos profissionais de Recursos Humanos meios para a implementação de programas de inclusão profissional de pessoas com deficiência, abrangendo informações sobre legislação, características de cada deficiência, barreiras arquitetônicas e melhoria de mobiliário (deficiência física), sinalização visual (deficiência auditiva) e táctil (deficiência visual), softwares e outros recursos tecnológicos que possibilitam ao profissional com deficiência desenvolver suas funções, além de dicas de relacionamento para facilitar a integração do novo profissional com os demais trabalhadores da empresa.

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens