Secretaria Especial de Comunicação
Setembro começa com a maior temperatura máxima do inverno
A Capital paulista registrou neste sábado (1º/9) um recorde de temperatura máxima neste inverno. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, localizada na Zona Norte, a temperatura chegou a 29,9ºC.
Já nas estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, localizadas na Zona Norte da Cidade, os valores ficaram ligeiramente acima da média do Instituto. Como é o caso de Perus com 29,9ºC, Pirituba/Jaraguá 30,4ºC e Jaçanã Tremembé 30,9ºC. Porém, no domingo (02) houve novo recorde. Segundo o Inmet, dados da mesma estação marcaram 30,7ºC na Zona Norte.
Nas estações meteorológicas do CGE, duas na Zona Norte registraram valores acima do órgão oficial de meteorologia, como é o caso de Perus com 31,0ºC e Jaçanã Tremembé com 32,0ºC. Já na Zona Leste, na Penha o valor foi de 30,8ºC e em Itaim paulista 30,9ºC.
Essa alta nas temperaturas máximas em pleno inverno é comum. “Um bloqueio atmosférico que predomina sobre o Estado deixa o tempo ensolarado e com temperaturas elevadas, mesmo durante a estação mais fria do ano, pois as frentes frias não conseguem chegar com força ao litoral paulista”, explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.
“Com isso, uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre grande parte do interior do Brasil. Este fenômeno é o responsável por essa longa seqüência de estiagem e alta nos termômetros”, comenta o meteorologista.
Para os próximos dias esta condição deve permanecer influenciando o tempo na Capital. Pelo menos até o final da semana não estão previstas precipitações significativas para a Capital.
A última chuva que contabilizou 34,4mm foi no dia 17 de julho. O recorde de maior temperatura máxima do ano continua sendo a do dia 01 de março com 34,3ºC.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk