Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura apoia 30ª Bienal de Artes de SP
A Prefeitura apoia a 30ª Bienal de Artes de São Paulo, tradicional evento cultural no calendário paulistano de atrações. Na noite de terça-feira (4), representantes da gestão municipal prestigiaram a cerimônia de abertura, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera. Para realizar mais uma edição, o município contribuiu com o repasse de R$ 2,3 milhões.
A Bienal traz neste ano o tema A Iminência das Poéticas e estará aberta ao público a partir desta sexta-feira (7) com encerramento marcado para 9 de dezembro. O evento tem como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas.
Pela primeira vez a Bienal de São Paulo tem um curador de fora do espectro das artes brasileiras, o venezuelano Luis Péres-Orama - atual curador de arte latino-americana do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Entre os trabalhos, 75% são inéditos e alguns foram produzidos exclusivamente para a exposição.
Uma das novidades deste ano é a integração de galerias de arte e de museus paulistanos à programação do evento. Haverá obras dispostas e ações paralelas no MASP (Museu de Arte de São Paulo), no Instituto Tomie Ohtake, no Itaú Cultural e intervenções na Avenida Paulista e na Estação da Luz. Também serão expostas obras em vias públicas como a Avenida Paulista e a Estação da Luz. O Museu da Cidade de São Paulo propõe uma “interligação” virtual da mostra no Parque Ibirapuera com a rede de casas históricas da cidade. Serão inauguradas nesta quarta-feira (5/9), exposições na Casa do Bandeirante, Casa Modernista e Capela do Morumbi.
A Bienal de São Paulo foi fundada em 1951 sendo a terceira instituição do mundo dedicada à promoção da arte contemporânea. São mais de 3 mil obras expostas nesta edição, criadas por 111 artistas de todo mundo – 21 deles brasileiros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk