Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura entrega 143 moradias do Real Parque III
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), entregou neste sábado (15), 143 unidades habitacionais do Residencial Real Parque III, na região do Morumbi, Zona Sul da Capital. Dentro do plano de urbanização da comunidade, que parte de investimentos de R$ 181,5 milhões provenientes da Operação Urbana Faria Lima, os novos apartamentos do complexo habitacional atingem a marca de 377 unidades ocupadas.
As novas moradias estão distribuídas em quatro blocos de sete pavimentos, cada. Os apartamentos contam com infraestrutura completa. Foram implantadas redes de água, esgoto e drenagem, ruas e espaços de lazer, que receberam iluminação e paisagismo dentro do projeto de urbanização. Cada moradia, com área de 55 m², tem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço. Todos os blocos contam com hidrantes, extintores, alarme de incêndio, luzes de emergência na área de circulação de todos os andares e sistema de gás encanado.
O Residencial oferece área de lazer, em um espaço tratado paisagisticamente, que inclui playground e quadra poliesportiva. A urbanização do Real Parque prevê a criação de boxes comerciais e a revitalização dos prédios no entorno das novas unidades.
Iniciado em 2010 e com previsão de ser concluído em março de 2013, o Conjunto Real Parque tem o objetivo de eliminar ocupações em áreas de risco com a construção de 1.135 unidades habitacionais. Serão cerca de 6 mil pessoas beneficiadas diretamente com moradia própria. Desde 2010, quando deu início ao programa de urbanização naquela região, a prefeitura entregou, além das 143 moradias deste sábado, outras 94 unidades no Residencial Real Parque II e 140 no Real Parque I.
Moradias
A Prefeitura viabilizou 33.987 moradias a famílias de baixa renda nos últimos oito anos. Na política habitacional do município, destaca-se o Programa de Urbanização de Favelas. Recentemente premiado pela ONU com o Scroll of Honour – que reconhece iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo -, foi o que mais recebeu recursos, com um total de R$ 5,2 bilhões investidos desde 2005.
O programa, que já atendeu, por exemplo, às comunidades carentes de Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, transforma áreas degradas da cidade em centros habitacionais com moradias dignas e dotadas de toda infraestrutura, além de equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.
crédito das fotos - Luiz Guadagnoli/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk