Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura de São Paulo inaugura nova Praça Roosevelt
Na manhã deste sábado (29), com clima de festa, representantes da gestão municipal inauguraram a nova Praça Roosevelt, no Centro da capital paulista. Com uma total renovação arquitetônica e paisagística, o espaço público passou por reformas nos últimos dois anos para que a praça voltasse a ser um marco na cidade, como foi quando de sua construção em 1970, há 42 anos.
Para a nova praça, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras e SPObras, mudou o conceito arquitetônico. Se antes, na época de sua elaboração, o conceito urbanístico era a política do "arrasa quarteirão", hoje a ideia é de espaços amplos, integrados à vida da comunidade.
A Praça Roosevelt teve sua estrutura toda recuperada e ganhou novos espaços abertos e ensolarados, mais de 260 novas árvores, duas guaritas de segurança (da GCM e da PM, que ficará em frente à rua Augusta), iluminação especial e local de descanso. Também está totalmente integrada à igreja Nossa Senhora da Consolação e à vida da cidade.
Ao custo R$ 55 milhões, a Roosevelt teve um projeto inovador e totalmente sustentável com a colocação de piso ecológico e tátil, e áreas inteiras cobertas de flores de cores variadas que foram escolhidas para destacar a obra, a tranquilidade e a beleza da nova praça.
Com 25 mil metros quadrados, o local ganhou também floriculturas ao lado da guarita da Guarda Civil Metropolitana. E com conceitos e design modernos, que integram cores e materiais diferenciados, além de mais de 130 luminárias de LED, tornou-se um local aprazível e harmonioso para ser usado pela população.
Com base nessa nova visão urbanística, de integração de todas as pessoas que frequentam a praça, foram criados um cachorródromo, um bebedouro para cachorro, bancos para descanso, espaços livres para passeios e um paisagismo que equilibra os locais ensolarados e os de sombra. Espaços de descanso e de brincadeiras para as crianças também compõem a cena.
Praça Sustentável
Todos os trabalhos na praça foram projetados obedecendo aos mais rígidos padrões de sustentabilidade. Em uma área de 20.180 m² foram plantadas mais de 260 árvores de espécies variadas e transplantadas cerca de 30 que já existiam lá. A obra teve início em setembro de 2010 e, em novembro do mesmo ano, foi entregue o termo de compromisso ambiental. Foram encaminhados para reciclagem 7.100 m² de material demolido da antiga praça, como lajes, pisos e concreto.
A nova Roosevelt tem 2.180 m² de piso ecológico, 12.700 m² de piso concreto acabado (o que também atende às determinações de sustentabilidade), 1.950 m² de piso de alta resistência e 1.266 metros lineares de piso tátil (direcional e alerta). Além disso, a praça passou por uma recuperação estrutural de 19.000 m² e, para impermeabilizar o solo, recebeu uma manta asfáltica dupla de 19.050 m.
Com a participação dos moradores da região e banda da GCM, a inauguração também contou com benção de representantes religiosos e exposição fotográfica do criador e curador Dario Bueno, no espaço onde serão instaladas as floriculturas.
crédito das fotos - Fernando Pereira/Secom
Prefeitura Inaugura Bases da Guarda Civil Metropolitana
Na ocasião, a Prefeitura de São Paulo inaugurou as Inspetorias da Guarda Civil Metropolitana das regiões da Consolação/Pacaembu, Ipiranga, Capela do Socorro e Parelheiros/Capivari-Monos.
Na nova Praça Roosevelt será a sede da nova inspetoria da GCM Consolação-Pacaembu. O local terá monitoramento 24h da Guarda por meio de uma base fixa. A unidade dispõe de instalações modernas, escritórios, refeitório, academia, vestiários feminino e masculino, ar-condicionado central e auditório. Cerca de 300 GCM serão alocados na inspetoria.
Além desta, as inspetorias do Ipiranga, Capela do Socorro e Parelheiros também passaram por um processo de modernização e contam com a mesma estrutura, inclusive com Casas de Mediação. Com a Inspetoria Consolação-Pacaembu, a Guarda Civil Metropolitana chega a 35 unidades, alocadas em diversas regiões da cidade.
No processo de modernização e investimentos na GCM destacam-se: a implantação da Central de Telecomunicações (CETEL); ativação do Serviço 153 (que funciona 24 horas) - Central da GCM para atendimento público e dos órgãos da administração de ocorrências pertinentes às atividades da corporação; aquisição de novos armamentos, Bases Comunitárias Móveis, ônibus e microônibus para apoio logístico da GCM; capacitação e qualificação dos servidores, dentre outros.
Comemoração dos 100 anos do Teatro Cultura Artística
Antes da inauguração da Praça Roosevelt, representantes da gestão municipal participaram de um dos eventos que comemoram os 100 anos do Teatro Cultura Artística.
Imagem ilustrativa com a perspectiva do Teatro Cultura Artística
Para celebrar o seu centenário, neste final de semana, o teatro recebe o consagrado Béjart Ballet Lausanne, com quatro apresentações no Theatro Municipal, e comemora também a conquista de um significativo reconhecimento ao trabalho de reconstrução de sua sede: o instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conferiu ao restauro do painel Alegoria das Artes, na fachada do teatro, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Preservação de Bens Imóveis. No evento desta manhã foi apresentado um painel com a perspectiva da fachada do equipamento cultural.
Concluído ao final de 2011, este trabalho pôs fim à primeira fase da obra e devolveu ao grande mural assinado por Di Cavalcanti toda a sua beleza inicial. O mosaico, que resistiu ao incêndio que destruiu o antigo teatro em 2008, agora seguirá revestido por uma enorme estrutura metálica até que toda a edificação esteja pronta. As obras estão previstas para ter início no primeiro trimestre de 2013, com duração estimada de três anos.
Além disso, mais uma importante etapa deste projeto será firmada, com a inauguração da Praça Roosevelt revitalizada, quando estiver pronto, o novo teatro se integrará ao complexo, dialogando urbanisticamente com seu entorno e abrindo perspectiva de formação de um amplo centro cultural.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk