Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Prefeitura inaugura a ciclovia Braz Leme e anuncia ampliação da ciclofaixa do centro até a Roosevelt

Com seis quilômetros de extensão, três em cada sentido, as pistas uni e bidirecionais da ciclovia Braz Leme são destinadas exclusivamente aos ciclistas, e vão desde a rua Marambaia até a avenida Santos Dumont. A cidade de São Paulo agora passa a ter 203,2 km de infraestrutura para bicicletas com a nova via, extensão que inclui as ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e as rotas de bicicletas.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (4) a ciclovia da Avenida Braz Leme, em Santana, Zona Norte. Com seis quilômetros de extensão, três em cada sentido, as pistas uni e bidirecionais são destinadas exclusivamente aos ciclistas, e vão desde a rua Marambaia até a avenida Santos Dumont. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a cidade de São Paulo agora passa a ter 203,2 km de infraestrutura para bicicletas com a nova via, extensão que inclui as ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e as rotas de bicicletas. Além disso, ainda esse ano a ciclofaixa que liga a Avenida Paulista ao centro da cidade será expandida até a praça Roosevelt. Serão mais 5,05 quilômetros somados aos atuais 9,5 quilômetros.

 

 

Diferentemente  do que acontece nas ciclofaixas, que usam as ruas  e funcionam aos domingos e feriados nacionais, a ciclovia da avenida Braz Leme está aberta em todos os dias e horários, e fica separada fisicamente da via para os carros. Ela também não vai atrapalhar os pedestres que atualmente fazem caminhadas no canteiro central da Braz Leme, uma vez que não ocupa o mesmo espaço.

 

Para construir a ciclovia, o canteiro central da avenida teve de ser alargado, o que acabou diminuindo a largura das faixas de rolamento em um trecho de 300 metros. Para garantir a segurança dos ciclistas, foram feitas travessias especiais para as bicicletas nos cruzamentos.

 

 

Além da nova ciclovia, a Zona Norte já conta, desde março, com uma ciclofaixa de lazer, que funciona aos domingos e feriados nacionais, sempre das 7h às 16h. A via tem extensão de 8 km, sendo 4 km em cada sentido, e funciona da Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) até a estação de metrô Parada Inglesa, na avenida Luís Dumont Vilares. Ela também permite o acesso tanto ao parque da Juventude, na avenida Ataliba Leonel, como ao SESC Santana, que fica na avenida Luís Dumont Villares.

 

 

Eleições

 

Por conta das eleições municipais neste domingo (07), as ciclofaixas de lazer da cidade não serão implantadas. De acordo com a CET, os principais corredores da cidade ficarão liberados somente para o tráfego de veículos para garantir a segurança, fluidez e o deslocamento dos eleitores aos postos de votação. Ainda no domingo, o elevado Costa e Silva ficará aberto para os carros, para melhorar as condições de acessibilidade entre as zonas leste e oeste, das 6h às 20h.

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

 

 

collections
Galeria de imagens