Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2012 | Horário: 16:40
Compartilhe:

Prefeitura amplia atendimento da saúde mental no Centro com a entrega de CAPS Adulto

Reformado e ampliado, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto II Sé tem capacidade para realizar até 1.200 procedimento por mês. Com esse novo equipamento, São Paulo chega à marca de 78 CAPS, sendo 30 deles especializados no atendimento a adultos.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (10), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto II Sé, no centro da capital paulista. Reformada e ampliada, a unidade tem capacidade para realizar até 1.200 procedimento por mês. Com esse novo equipamento, São Paulo chega à marca de 78 CAPS, sendo 30 deles especializados no atendimento a adultos.

 

 

Localizada na Rua Frederico Alvarenga, 259, a unidade teve a reforma iniciada em junho, e, em pouco mais de três meses, já estava pronta. O investimento total de R$ 155 mil possibilitou a readequação do espaço, que agora conta com salas administrativas, de reuniões, de atendimento e de convivência; sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência, posto de enfermagem, consultórios e salas de acolhimento.

 

 

Além disso, todo atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos. Tudo conforme determina a Política Nacional de Saúde Mental.

 

Nos primeiros 45 dias de funcionamento, o CAPS Adulto II Sé recebeu 171 usuários, dos quais 41 se encontravam em situação de risco. Nesse período, a unidade estava realizando atendimentos para conhecer melhor a demanda da região. Após essa fase, as pessoas passaram a ser acolhidas no espaço de convivência, começaram a receber acompanhamento terapêutico, e também participar das oficinas de artesanato, reciclagem, higiene pessoal e culinária.

 

 

O Centro de Atenção Psicossocial Adulto II Sé atende em três modalidades: intensivo, em que o paciente frequenta a unidade pelo menos três vezes na semana; semi-intensivo, com uma ou duas visitas na semana; e não-intensivo, com a frequência de uma a três vezes ao mês. A unidade também acolhe as famílias dos pacientes e desenvolve diversas atividades terapêuticas e comunitárias que visam reintegrar as pessoas com transtornos mentais ao convívio familiar e social. Os equipamentos funcionam em sistema de portas abertas à população, não sendo necessário agendar previamente um horário para as consultas, que podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

 

Complexo Frederico Alvarenga

 

No prédio onde funciona o CAPS Adulto II Sé, também está à disposição da população o Complexo de Saúde Frederico Alvarenga, que oferece outros equipamentos: Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sé 24 horas, Unidade Básica de Saúde (UBS) Sé, Unidade de Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde, CAPS Álcool e Drogas III Centro, CAPS Infantil II Sé e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O Complexo de Saúde atende em torno de 23.600 habitantes, incluindo aqueles de alta vulnerabilidade e risco, que vivem nos distritos Sé, Cambuci, Bela Vista Liberdade, Consolação, Santa Cecília, Bom Retiro e República.

 

Só neste ano, o Complexo Frederico Alvarenga realizou 8.598 consultas na clínica médica da AMA Sé, além de 2.318 consultas pediátricas e 830 consultas com ginecologistas. Já a UBS Sé tem capacidade para realizar até 3.200 consultas por mês e conta com mais de 15 mil pessoas cadastradas.

 

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens