Secretaria Especial de Comunicação
Ciclofaixa estreia na Avenida da Consolação e será prolongada até o Elevado
Começou a funcionar neste domingo (21) o novo trecho da Ciclofaixa Operacional de Lazer do Centro-Paulista, até próximo à Praça Franklin Roosevelt. O novo trecho de 2 km nos dois sentidos passa a integrar o percurso. Agora, a Prefeitura trabalha para ligar o trajeto ao Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, até a Zona Oeste.
O novo prolongamento até a praça Roosevelt começou a funcionar às 7 horas e opera até as 16h. Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Ciclofaixa havia recebido outra ampliação no domingo passado (14), de 300 metros, indo da Praça Ramos de Azevedo (Teatro Municipal) até a Praça Dom José Gaspar (Biblioteca Municipal Mário de Andrade). As ciclofaixas de lazer da cidade são viabilizadas com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros. Elas funcionam das 7h às 16h, aos domingos e feriados nacionais.
As vias que compõem esta nova ampliação dão seqüência à Ciclofaixa Operacional de Lazer Paulista-Vergueiro-Liberdade-Centro-Praça Dom José Gaspar, cuja extensão total, já considerando esse novo prolongamento de 2 km até a Praça Franklin Roosevelt, será de 16,8 km.
O itinerário abaixo descrito compreende esses novos 2 km e vai operar em sentido único de circulação, salvo o trecho da Rua da Consolação entre a Avenida São Luiz e a Avenida Ipiranga, onde o ciclista pedalará à direita do canteiro central no sentido Centro-Bairro, ocupando as duas faixas da direita:
Ida:
- Praça Dom José Gaspar
- Avenida São Luiz - faixa da direita
- Rua da Consolação - canteiro central
- Pça. Roosevelt
Volta:
- Pça. Roosevelt
- Rua da Consolação - canteiro central
- Rua Cel. Xavier de Toledo - faixa da esquerda
- Rua Dr. Bráulio Gomes
- Conectando-se à Praça Dom José Gaspar - Rua Marconi e Viaduto do Chá
Com a Ciclofaixa em operação, os usuários poderão acessar pontos de interesse turístico e cultural situados na área central da cidade por bicicletas. Lembramos que, nessa região, há as estações de Metrô Sé, São Bento, Anhangabaú e República, onde a entrada de bicicleta dentro dos vagões é permitida. Além disso, outra facilidade para os ciclistas durante o funcionamento da Ciclofaixa é a disponibilização de paraciclos móveis, pela Prefeitura. Dentre os pontos turísticos que podem ser visitados, estão as seguintes atrações:
- Catedral da Sé
- Palácio da Justiça
- Solar da Marquesa de Santos
- Pátio do Colégio
- Edifício Martinelli
- Largo São Bento / Igreja de São Bento
- Largo São Francisco
- Igreja Santo Antônio
- Edifício Matarazzo
- Viaduto do Chá
- Praça Ramos de Azevedo / Teatro Municipal
- Praça Dom José Gaspar
- Praça Franklin Roosevelt
Semáforos para ciclistas
Para garantir segurança à circulação das bicicletas, nos cruzamentos onde tecnicamente é necessário, estão sendo implantados semáforos específicos para ciclistas, conforme relação a seguir:
- Praça João Mendes
- Rua Floriano Peixoto com Praça da Sé
- Rua Líbero Badaró com Viaduto do Chá
- Rua Xavier de Toledo com Viaduto do Chá
- Rua Benjamin Constant com Praça da Sé
Rotas alternativas
Com as interdições previstas para a operacionalização da Ciclofaixa, os veículos que se utilizariam dos acessos interditados deverão seguir:
- Da Rua Anita Garibaldi, sentido único, para a Rua Roberto Simonsen: pela Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bittencourt Rodrigues, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé;
- Da Av. Rangel Pestana, sentido Bairro/Centro, para a Rua Roberto Simonsen: pela Rua Dr. Bittencourt Rodrigues, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé;
- Da Rua Roberto Simonsen, sentido Centro/Bairro, para Rua Venceslau Brás: Rua Floriano Peixoto, Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral e Rua 25 de Março.
Outras ciclofaixas
Atualmente, a malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 206 km de extensão (já contando o novo prolongamento de 2 km), sendo caracterizada pela presença de diferentes infraestruturas cicloviárias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 84,3 km, distribuídos da seguinte forma:
Zona Oeste - são 45 Km de ciclofaixas de lazer ligando os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco).
Zona Norte - a Ciclofaixa de Lazer da ZN possui 8,5 km de extensão. O maior trecho, com 8 km de extensão (4 km por sentido), liga a Praça Heróis da FEB até a estação Parada Inglesa do Metrô. No feriado de 12/10, entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Av. Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.
Zona Leste - a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, inaugurada em 25 de março deste ano, funciona com 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Ela foi implantada ao longo da Avenida Gov. Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf-Tiquatira, passando também pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.
Centro-Paulista - Atualmente, o circuito completo Centro Paulista totaliza 14,8 Km de extensão nos dois sentidos. Com a inauguração do domingo, serão 16,8 Km de extensão. Na Avenida Paulista a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro da cidade através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro de São Bento, a Praça Dom José Gaspar e agora vai se estender até a Praça Franklin Roosevelt.
Piano na Praça
Os ciclistas também podem aproveitar a Ciclofaixa do Centro-Paulista para assistir o projeto Piano na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Neste domingo, as apresentações foram dos pianistas Ricardo Peres e Wilson Simoninha. As apresentações, que são gratuitas, acontecem na Praça Dom José Gaspar, no centro da cidade. Desde o dia 14 de outubro, os ciclistas que desfrutam da Ciclofaixa Centro também podem curtir as apresentações do Piano na Praça.
Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, frequentemente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está no sétimo ano de temporada, apresenta pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk