Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012 | Horário: 15:21
Compartilhe:

Campeonato Municipal de Xadrez entra na reta final

A Final Municipal de Xadrez Individual, torneio realizado pela Secretaria Municipal de Educação, terá a participação de 1,5 mil alunos paulistanos, em três dias de competição, no Ginásio de Esportes do Pacaembu.

Começa nesta terça-feira (30/10), a última etapa de um dos maiores campeonatos estudantis de xadrez do mundo. É a Final Municipal de Xadrez Individual, torneio realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que terá a participação de 1,5 mil alunos paulistanos, em três dias de competição, no Ginásio de Esportes do Pacaembu. Cerca de 15 mil crianças e jovens entre 8 e 16 anos participaram das disputas regionais iniciadas em agosto.

 

Os alunos enxadristas jogaram a fase regional em torneios organizados pelas 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade, divididos nas categorias Sub-08 (8 anos), Sub-10 (9 e 10 anos), Sub-12 (11 e 12 anos), Sub-14 (13 e 14 anos), Sub-16 (15 e 16 anos) e Livre (não há limite de idade), que é aberto a ex-alunos e comunidade. Os torneios são disputados nos grupos Absoluto (meninos e meninas) e Feminino (somente meninas). Agora, os 10 primeiros colocados de cada grupo estarão em mais uma festa do xadrez escolar paulistano.

 

De Peão à Rei

 

Esta é a 18ª edição do torneio, que teve sua primeira versão em 1995, no centenário Clube de Xadrez São Paulo, fundado em 1902. Neste evento participaram 21 escolas e 158 enxadristas, época em que a prática do xadrez na rede municipal ocorria por conta de pequenos projetos desenvolvidos por alguns professores.

 

Em 2009 a Secretaria Municipal de Educação articulou esses trabalhos criando o programa Xadrez Movimento Educativo. A mudança garantiu a unificação da forma de ensinar xadrez nas escolas porque foi criada uma parceria com a equipe pedagógica da Secretaria, o que possibilita estruturar melhor o trabalho que está sendo feito na ponta. Hoje, a rede é formada por mais de 53,5 mil alunos enxadristas que participam de campeonatos escolares, municipais, estaduais e brasileiros.

 

Investindo em talentos - Desde o início do Programa, a Secretaria já formou 800 educadores que todos os dias montam os tabuleiros em 300 escolas e nos Clubes de Xadrez dos CEUs da cidade. Além dos cursos, em 2011, a Secretaria promoveu o I Seminário de Xadrez da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que, além de reunir especialistas na área para discutir os aspectos lúdicos, pedagógicos e científicos do enxadrismo, teve a presença de um dos maiores nomes da história mundial do xadrez, o russo Garry Kasparov. Em 2012, cerca de 1,3 mil alunos participaram da semi-final do V Grand Slam de Xadrez, realizado em São Paulo, ao lado dos maiores enxadristas do mundo.

 

Final Municipal de Xadrez Individual

 

Cronograma


Dia 30/10 – Categorias Sub-10 e Sub-14 (Absoluto e Feminino)

Dia 31/10 – Categorias Sub-8 e Sub-12 (Absoluto e Feminino)

Dia 1º/11 – Categorias Sub-16 e Livre (Absoluto e Feminino)

 

Horário


10h – Abertura

10h30 – Início da 1ª rodada

18h – Previsão de término

 

Local

Ginásio de Esportes do Pacaembu - Praça Charles Muller, s/nº

 

 

 

collections
Galeria de imagens