Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012 | Horário: 17:05
Compartilhe:

Coral Cuca Legal leva música e cidadania à comunidade do CEU Parque Veredas

Criado há 16 anos, o Projeto Coral Cuca Legal visa transformar a vida de crianças e jovens da comunidade do CEU Parque Veredas, na Zona Leste, mesclando diversão e aprendizagem.

Convivência, respeito e união. Esses são alguns dos valores que o Projeto Coral Cuca Legal, realizado no CEU Parque Veredas (Zona Leste), transmite a seus participantes. Criado há 16 anos, o coral é coordenado pelo inspetor de alunos Narciso José de Oliveira que, por meio da boa música e muita dedicação, visa transformar a vida de crianças e jovens da comunidade do centro educacional mesclando diversão e aprendizagem. 

 

 

Narciso confessa que a ideia do projeto surgiu como uma forma de ajudar alunos indisciplinados e desinteressados pelas aulas. “Formamos uma turma, e ela foi aumentando cada vez mais”, diz. Já conhecido na região, o trabalho do Cuca Legal ajuda jovens que tenham dificuldades de comportamento ou de relacionamento com os colegas. Esse, justamente o caso do aluno Wenzo Henrique Feliciano de Oliveira, 10 anos. Excelente estudante, o que se comprova por suas notas, sempre foi bastante tímido. Adriana Feliciano, sua mãe, conta que ele sempre enfrentou dificuldades na comunicação com os coleguinhas. Porém, isso já está mudando. “Wenzo está se comunicando cada vez melhor com os professores e já notamos melhora no convívio com os colegas”, comemora a mãe. O garoto acha que o coral já virou parte de sua vida. Integrante do grupo há três anos, ao ser questionado por quanto tempo ainda pretende continuar, responde logo: “não quero sair! Quero ficar o quanto puder!”.

 

Vencer a  timidez nem sempre é o principal motivo para juntar-se a esse time. Edite de Souza,  mãe de Gabriel Alves de Souza, 8 anos, revela que o filho sempre foi comunicativo e adora música. “Tem dias que ele acorda cantando e vai dormir cantando”.  Gabriel faz questão de complementar o comentário. “Eu gosto de aprender músicas novas. A minha favorita é a Noite de Natal”, diz ele, que faz parte do coral há dois anos.

 

Para além do CEU - O Coral Cuca Legal participa de concursos e é requisitado para variadas apresentações na região. A agenda confirma. No mês de setembro, por exemplo, o coral conquistou o 5º lugar na classificação geral do XII Concurso de Corais do Centro do Professorado Paulista. “Fizemos uma belíssima apresentação. Participaram da competição várias escolas da cidade de São Paulo e fomos o único coral de uma escola municipal da capital”, diz Narciso.

 

E toda essa visibilidade, desperta cada vez mais o interesse da turminha pelo projeto. Os jovens cantores, dizem se sentir motivados e prontos para aprender. É o caso de Bianca da Costa, 11 anos. “Eu gosto muito de cantar. É tão bom, a gente desestressa, e fica mais calma, mais feliz”.  Ela faz parte do grupo há cinco anos. Narciso destaca ainda que a participação dos pais também é intensa. “Eles incentivam os filhos. Assistem as aulas e apresentações, dando força ao Cuca Legal”. O idealizador também elogia a comunidade. “O pessoal participa mesmo e temos plateia até nas aulas”.

 

O projeto

 

Desde 1996, cerca de 2 mil crianças já passaram pelo projeto. Atualmente, o Coral Cuca Legal conta com 40 vozes. As aulas são realizadas aos sábados, sempre das 10 às 12hs. Podem participar jovens de toda a comunidade do entorno do Parque Veredas. Os interessados devem ir ao CEU, acompanhados de um responsável, e levando documento. Informações pelo telefone 2563-6247.

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens