Secretaria Especial de Comunicação
Reforma em creche da Zona Leste amplia número de vagas em 70%
O prefeito de São Paulo vistoriou na manhã desta quarta-feira (31) as obras de reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Professora Pilar Fuentes Romeu. A reforma começou em novembro de 2011 e está em fase final, com previsão de entrega até o fim de deste ano. Com as obras, o número de crianças atendidas passará de 91 para 156. Durante a vistoria, o prefeito reafirmou o compromisso da sua gestão em aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil.
"Para que a gente tenha um avanço na qualidade de ensino é fundamental investir em creches. E uma de nossas prioridades na área da educação é a criação de novas vagas. São Paulo tinha 59 mil crianças em creches. Hoje temos orgulho de dizer que temos 210 mil.”, disse o prefeito.
Localizada na Rua João Bizarro da Nave, nº 241, o CEI que foi inaugurado em agosto de 2007, possui dois pavimentos. A reforma da unidade contemplou as ampliações do galpão interno de recreação, da sala dos professores e da sala de coordenação pedagógica, construção de uma brinquedoteca e de cinco novas salas de aula, além de dois novos banheiros infantis. O projeto da obra, que teve investimento de R$777.018,621, foi aprovado pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), e prevê ainda uma escola totalmente acessível a portadores de deficiências físicas.
Segundo Célia Falótico, secretária municipal de Educação, quando pronta, a reforma e ampliação do CEI vão ajudar a reduzir ainda mais a demanda por vagas na região da Diretoria de Ensino da Penha. “Isto tem sido possível graças ao ajuste fiscal que a atual administração vem realizando. As entregas na área da Educação são resultado de todo um planejamento, onde quase 15% do orçamento é destinado para as creches", falou a secretária.
Ampliação das vagas
Em 2004, a Rede Municipal de Ensino contava com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto, mais do que o dobro encontrado. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210 mil crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios. A previsão é entregar, até o final deste ano, outras 400 creches, entre novas construções e a assinatura de novos convênios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação.
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk