Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito prestigia a mostra fotográfica “A cidade desaparecida de Militão Augusto de Azevedo”
O prefeito de São Paulo esteve na manhã deste sábado (3/11) na Casa da Imagem, no Páteo do Colégio, centro da capital, para prestigiar a mostra A Cidade Desaparecida de Militão Augusto de Azevedo. A exposição apresenta as mais antigas fotografias da paisagem urbana da cidade de São Paulo tiradas pelo fotógrafo e arquiteto Militão Azevedo, entre os anos de 1862 e 1887. O prefeito foi recebido pelo secretário municipal de Cultura Carlos Augusto Calil e pelo Curador e Diretor da casa, Henrique Siqueira,
A mostra fotográfica reúne 80 imagens preciosas de uma cidade que praticamente não existe mais e da qual sobraram poucas igrejas e o traçado de algumas ruas, como a esquina da Benjamin Constant com a São Francisco.
O prefeito parabenizou os realizadores da exposição e destacou a importância da preservação da memória da cidade. “A Casa da Imagem é um dos equipamentos mais importantes para a preservação da memória de São Paulo. Militão soube, com muita inteligência, aproveitar o momento da história para mostrar a evolução da cidade naquela época".
Foto mostra como era a esquina das ruas José Benifácio e São Francisco
A mostra, que fica em cartaz até o dia 25 de novembro, também comemora os 150 anos das primeiras vistas urbanas da cidade, produzidas por Militão. Para esta exposição foram selecionados documentos catalográficos, três negativos de vidro e 80 das 113 fotografias da Coleção Militão Augusto de Azevedo, que se encontra sob a guarda da Casa da Imagem, além da exibição do Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887, pertencente à Biblioteca Mário de Andrade.
O fotógrafo Militão Augusto de Azevedo foi o primeiro a retratar a transformação urbana da cidade de São Paulo. Com inovações técnicas da fotografia, os registros de artista revelam o processo de transformação da arquitetura paulistana, que passou das era da taipas às construções inspiradas na arquitetura européia.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk