Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sábado, 3 de Novembro de 2012 | Horário: 12:30
Compartilhe:

Prefeito prestigia a mostra fotográfica “A cidade desaparecida de Militão Augusto de Azevedo”

A mostra "A Cidade Desaparecida de Militão Augusto de Azevedo" apresenta as mais antigas fotografias da paisagem urbana da cidade de São Paulo tiradas pelo fotógrafo e arquiteto Militão Azevedo, entre os anos de 1862 e 1887.

O prefeito de São Paulo esteve na manhã deste sábado (3/11) na Casa da Imagem, no Páteo do Colégio, centro da capital, para prestigiar a mostra A Cidade Desaparecida de Militão Augusto de Azevedo. A exposição apresenta as mais antigas fotografias da paisagem urbana da cidade de São Paulo tiradas pelo fotógrafo e arquiteto Militão Azevedo, entre os anos de 1862 e 1887. O prefeito foi  recebido pelo secretário municipal de Cultura Carlos Augusto Calil e pelo Curador e Diretor da casa, Henrique Siqueira,

 

 

A mostra fotográfica reúne 80 imagens preciosas de uma cidade que praticamente não existe mais e da qual sobraram poucas igrejas e o traçado de algumas ruas, como a esquina da Benjamin Constant com a São Francisco.


O prefeito parabenizou os realizadores da exposição e destacou a importância da preservação da memória da cidade. “A Casa da Imagem é um dos equipamentos mais importantes para a preservação da memória de São Paulo. Militão soube, com muita inteligência, aproveitar o momento da história para mostrar a evolução da cidade naquela época".

 

Foto mostra como era a esquina das ruas José Benifácio e São Francisco


A mostra, que fica em cartaz até o dia 25 de novembro, também comemora os 150 anos das primeiras vistas urbanas da cidade, produzidas por Militão. Para esta exposição foram selecionados documentos catalográficos, três negativos de vidro e 80 das 113 fotografias da Coleção Militão Augusto de Azevedo, que se encontra sob a guarda da Casa da Imagem, além da exibição do Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887, pertencente à Biblioteca Mário de Andrade.

O fotógrafo Militão Augusto de Azevedo foi o primeiro a retratar a transformação urbana da cidade de São Paulo. Com inovações técnicas da fotografia, os registros de artista revelam o processo de transformação da arquitetura paulistana, que passou das era da taipas às construções inspiradas na arquitetura européia.

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens