Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 5 de Novembro de 2012 | Horário: 15:40
Compartilhe:

Arte mural dos lambe-lambes é escolhida como formato de novas exposições na Passagem Literária

As exposições "Entreplanos" e "Itinerância SP" ocupam o espaço da Passagem Literária nos meses de outubro e de novembro. São mais de dez artistas destacados para estabelecer diálogos entre as mais variadas formas de arte de rua. A entrada é franca.

Idealizadas pelo artista Hélio Schonmann, as exposições Entreplanos e Itinerância SP ocupam o espaço da Passagem Literária nos meses de outubro e de novembro. São mais de dez artistas destacados para estabelecer diálogos entre as mais variadas formas de arte de rua. O formato escolhido para a apresentação das imagens foi o dos lambe-lambes, com o intuito de fazer referência à vida nas grandes metrópoles. As obras serão fixadas na parede com a cola de metil celulose, conhecida como CMC, de remoção fácil e solúvel em água.


Entreplanos é um projeto do Coletivo Água Branca, do qual Schonmann é coordenador de atividades culturais, e foi pensado no formato dos cartazes urbanos para trabalhar a relação do plano da vitrine de vidro com a parede de fundo. O resultado se dá em uma unidade gráfica, colorida e plural.


Os artistas selecionados vêm de diferentes lugares e não possuem exatamente as mesmas formações. A xilogravura de Camilo Thomé, por exemplo, contrasta com a técnica de ponta seca impressa sobre aquarela de Altina Felício, em Olhos d’Água, que, por sua vez, difere do óleo sobre tela em Esculturas Marinhas, de Antonio Carelli. A pluralidade de técnicas é também beneficiada pelo formato escolhido para a exposição: o ângulo e a movimentação do observador geram múltiplas leituras.


Itinerância SP, que também tem como objetivo refletir sobre a construção identitária em uma sociedade pautada pela tecnologia, proposta muito próxima do Entreplanos, desde 2007, trabalha com a mistura de diversas mídias, como fotografias, pinturas, objetos, gravuras, entre outros. A rua é seu principal espaço experimental. Assim, a Passagem Literária, segundo os coordenadores do trabalho, representa “um contexto privilegiado para a realização do projeto”: um campo com características híbridas entre a rua, espaço de passagem, e o lugar reservado à exposição.


 
Serviço

 

Exposições Entreplanos e Itinerância SP
Data:
até 30 de novembro
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e sábados e feriados, das 10h às 20h.
Local: Passagem Literária da Consolação
Endereço: Rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (metrô Consolação)
Entrada franca

 

 

 

collections
Galeria de imagens