Secretaria Especial de Comunicação
Alunos vencedores do "Capa de Caderno 2013" são premiados
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação, premiou na manhã desta terça-feira (6), em cerimônia realizada na sede da administração municipal, região central, os alunos autores dos 20 desenhos selecionados para ilustrar os mais de 3 milhões de cadernos que serão distribuídos na Rede Municipal de Ensino, no ano letivo de 2013. Além de verem suas ilustrações publicadas nas capas, os vencedores também foram premiados cada um com uma bicicleta.
Em seu quarto ano, o concurso teve como tema "Aventuras de Bicicleta em São Paulo”. O prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário de Educação afirmou que a iniciativa serve de estímulo a criatividade dos alunos. “Eu quero cumprimentar a Secretaria de Educação por dar sequência a este trabalho, que além de reconhecer autores dos desenhos que serão as capas de nossos cadernos, também desenvolve e estimula a criatividade dos estudantes”, disse.
Participaram do concurso os estudantes matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram escolhidos cinco desenhos de cada categoria. Na mirim, as crianças com até cinco anos de idade fizeram sua arte com giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta e guache. Já na categoria infantil, os alunos usaram lápis de cor, caneta hidrocor, lápis aquarelado e tinta guache. Para a categoria juvenil as técnicas permitidas foram hidrocor, lápis de cor, lápis pastel, carvão e grafite. E na categoria adulto, os autores puderam escolher entre caneta hidrocor, lápis de cor, nanquim e grafite.
O secretário de Educação também falou da intenção do projeto. “Tratar a questão da sustentabilidade é um dos principais pilares da Secretaria Municipal de Educação”, disse. “Todos nossos cadernos são feitos com materiais recicláveis e colocar na capa deles o uso da bicicleta reflete ainda mais essa questão, uma vez que o uso delas diminui a emissão de poluentes no ar”, completou.
Todos os trabalhos foram feitos em sala de aula, durante atividades propostas pelos professores. Além disso, cada diretor de escola nomeou uma comissão, que selecionou e encaminhou um trabalho por categoria para a Diretoria Regional de Educação (DRE) de sua região. Em seguida, uma comissão de cada umas das 13 DREs elegeu cinco trabalhos por categoria e os encaminhou para a fase final do concurso, quando uma comissão julgadora da Secretaria Municipal de Educação selecionou os finalistas. Para a escolha, foram observadas a qualidade do desenho e da técnica escolhida, criatividade, originalidade e respeito ao tema.
Escolas de Bicicleta
A prefeitura estimula o uso da bicicleta pelos alunos por meio do Programa Escolas de Bicicleta. A rede municipal já preparou mais de mil estudantes para usar a bicicleta como meio de transporte nos 45 CEUs e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. Até o fim do ano, 4,6 mil bicicletas deverão estar disponíveis para os alunos. A expectativa é de que cada escola tenha 100 alunos ciclistas, entre 12 e 14 anos, que pedalarão em comboios com cerca de 30 estudantes. Dentro da escola, os ciclistas contam com bolsões para o estacionamento das bikes e monitores treinados pela Secretaria e pelo Instituto Parada Vital, que ensinam desde noções de equilíbrio até como fazer a manutenção das bicicletas. Além da bicicleta, os alunos recebem um kit composto por capacetes, iluminação, colete refletor, bagageiro e alforje, buzina, espelho retrovisor e cadeado.
crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk