Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 13 de Novembro de 2012 | Horário: 09:20
Compartilhe:

Primeiro Hospital Veterinário Gratuito da cidade já realizou 4.555 consultas

O primeiro Hospital Veterinário Gratuito oferece consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação para cães e gatos. Em quatro meses de funcionamento o hospital já realizou 1.335 cirurgias e 4.555 consultas.

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa- SP), disponibilizou, em julho deste ano, o primeiro Hospital Veterinário Gratuito aos munícipes, que já realizou 1.335 cirurgias e 4.555 consultas nesses primeiros quatro meses de funcionamento. O hospital oferece consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação para cães e gatos.

 

O atendimento acontece no bairro do Tatuapé, zona leste, de segunda a sábado, das 7h às 18h. É possível realizar consultas gerais e de especialidades, como ortopedia, oncologia, dermatologia, endocrinologia, clínica veterinária e cirurgia de tecidos moles. O serviço é voltado para animais cujos donos estejam inscritos em programas sociais ou que tenham baixa renda.


O hospital veterinário faz parte de convênio firmado entre a Prefeitura e a Anclivepa-SP, sendo o repassado mensalmente o valor máximo de R$ 600.000,00, de acordo com os procedimentos realizados no período.


A ação que disponibilizou o hospital é da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos (CEPAD), criada em maio deste ano, responsável por medidas de bem-estar animal. As iniciativas são financiadas por recursos do Tesouro Municipal, desvinculados do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa de Proteção e Bem-Estar Animal (Probem) faz parte da CEPAD e tem por objetivo promover um trabalho de educação e conscientização da população, visando à proteção animal, estímulo à adoção consciente e para evitar o abandono de animais de estimação.


Posse responsável


Em um levantamento da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, estimase que há 2,6 milhões de cães e 400 mil gatos domiciliados (com dono) na cidade de São Paulo. A promoção da adoção consciente contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, casos maus tratos e crueldade.


Adoções no CCZ


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo abriga aproximadamente 500 animais, sendo 70% cães e 30% gatos. São recolhidos animais que sofrem agressão, em estado de sofrimento, que tenham invadido instituições públicas ou locais em situação de risco ou que representem suspeita de zoonoses de importância em saúde pública.


Todos os animais abrigados passam por avaliação médico-veterinária e, quando necessário, recebem tratamento, o que pode incluir recebimento de remédios contra pulga e carrapato. Os animais ainda são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, o que os torna aptos para a adoção.


Para adotar um animal de estimação no CCZ é necessário ser maior de 18 anos. O candidato tem de passar primeiramente por uma entrevista que verifica se o animal será adequado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa, além de avaliar a capacidade da família em suprir as necessidades do animal, garantindo seu bem-estar.


O CCZ realiza diversas iniciativas, como mutirões de castração e festas de adoção que ocorrem em parceria com entidades de proteção animal, organizações não governamentais, universidades, empresas públicas ou privadas e entidades de classe ligadas a médicos veterinários.


O CCZ está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 15h (exceto feriados). A adoção é realizada mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e pagamento de uma taxa de R$ 16,20. Para adotar cães deve-se levar coleira e guia; para adotar gatos, uma caixa de transporte. No ato da adoção o animal será registrado em nome do adotante. O animal recebe o Registro Geral Animal (RGA) e uma plaqueta com um número que deve ser utilizada presa à coleira.


Vacinação


Uma ação importante para a saúde dos cães e gatos é a vacinação anual contra raiva. Neste ano, entre 21 de maio e 30 de junho, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) imunizou 922.752 animais durante a campanha de vacinação. A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplica as vacinas gratuitamente.

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens