Secretaria Especial de Comunicação
Museu Afro Brasil recebe exposições em homenagem a artistas negros brasileiros
O Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, acaba de receber três novas exposições que enaltecem a presença dos criadores negros brasileiros nas artes e celebram o Dia da Consciência Negra, comemorado na última terça-feira. As exposições Dois Irmãos: João e Arthur Timótheo da Costa, Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão e Pérolas Negras, do fotógrafo Miro, poderão ser vistas pelo público de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
“A cidade de São Paulo recebe uma exposição extraordinária, eu estou encantada com a diversidade e qualidade das obras expostas. Esse é de fato um grande acontecimento na cidade, pois São Paulo foi a primeira a decretar o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, e esse é um dado a mais para a reflexão e tomada de consciência”, disse a prefeita em exercício, durante visita ao museu.
O diretor do Museu Afro Brasil, Emanuel Araújo, foi o nome escolhido para fazer a curadoria das três exposições inauguradas, distribuídas por dois andares do prédio, com documentos, esculturas, fotografias, adornos e outras peças de artes. Além disso, com essa grande exposição, o museu comemora seus oito anos de fundação.
“Essas mostras que fazemos durante o ano todo, especialmente no dia de hoje (Dia da Consciência Negra), são uma afirmação da memória da história e da arte afro. Com isso, pretendemos que a população afrodescendente possa ter nesse museu, o espelho do seu trabalho, fazendo com que o museu seja o condutor para as falhas que existe na nossa historia no Brasil”, concluiu Emanuel Araújo.
Serviço
Dois Irmãos: João e Arthur Timótheo da Costa
Nascidos no Rio de Janeiro, no final do século XIX, em uma família numerosa e pobre, os irmãos Arthur Timótheo da Costa (1882-1922) e João Timótheo da Costa (1879-1932) participaram de diversas exposições nacionais e internacionais, marcando a pintura brasileira com obras que revelam competência e beleza.
Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão
A exposição conta com mais de 70 objetos de ofícios urbanos e rurais, compondo um conjunto que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil.
Pérolas Negras
Um dos mais importantes fotógrafos de editoriais de moda e publicidade no Brasil, Miro (Azemiro de Sousa) vai expor pela primeira vez em um museu. Convidado por Emanoel Araujo para realizar um trabalho inédito, Miro levou um ano para alcançar o resultado de “Pérolas Negras”, clicando personalidades negras como Zezé Motta, Haroldo Costa, Zózimo Bulbul e Milton Gonçalves.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk