Secretaria Especial de Comunicação
Ciclo de Palestras: Líderes Africanos aborda a luta de Amílcar Cabral
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da população Negra (CONE), promove no dia 23 de novembro, sexta-feira, a continuidade do projeto Ciclo de Palestras: Líderes Africanos, a partir das 18h30, no auditório da SMPP, localizado no centro da Capital.
O evento tem por objetivo dar continuidade para que as contribuições para a Lei 10.639/03 de janeiro de 2003, na qual inclui dentro das diretrizes e bases da educação nacional, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, seja de fato efetivada, a partir de um conjunto de ações implementadas pela CONE, em parceria com especialistas, autoridades e sociedade civil.
O ciclo também terá o intuito de propor a participação do negro, especificamente na educação, para a efetivação de políticas públicas de ações afirmativas, como forma de ser um mecanismo de mudanças estruturais, contribuindo para que o continente africano seja apresentado a partir de olhares livres de preconceitos e que os líderes que fizeram parte dessa história de lutas sejam valorizados.
O tema deste dia será sobre o líder africano Amílcar Cabral, político que lutou para que a independência de Guiné Bissau fosse proclamada. Em 1950, Amílcar graduou-se em agronomia e atuou em várias áreas políticas no continente da África. Fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné Bissau e Cabo Verde (PAIGC) em 1959. Cabral lutou muito contra a política colonialista de Portugal, até que em janeiro de 1973, foi assassinado por membros de seu próprio partido, após o governo português de Guiné Bissau ter iniciado a operação Mar Verde, com o objetivo de capturar os líderes do PAIGC.
Após sua morte, a luta armada se intensifica e a independência de Guiné-Bissau é proclamada unilateralmente em 24 de Setembro de 1973 e seu meio-irmão, Luís de Almeida Cabral, é nomeado o primeiro presidente do país.
O palestrante dessa edição será Weber Lopes Góes - Mestrando no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na UNESP de Marília.
Weber ministra cursos sobre a construção do racismo na sociedade brasileira para educadores, lideranças comunitárias e educadores populares, abordando as lutas dos movimentos de resistências ao escravismo desde o trabalho compulsório até a consolidação do trabalho livre, com enfoque na formação do movimento negro brasileiro a partir da década de 1930 até 1970. Além de abordar a questão étnico racial, o professor busca difundir a importância do ensino da história da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar (Lei 10.639/03) direcionadas no multiculturalismo.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone: (11) 3113-9746.
Serviço
Ciclo de Palestras: Líderes Africanos – Amílcar Cabral
Data: 23 de novembro (sexta-feira)
Horário: das 18h30 às 21h
Local: Auditório da SMPP
Endereço: Rua Libero Badaró, 119
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk