Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012 | Horário: 14:31
Compartilhe:

Prefeito entrega escola no Tatuapé e amplia as vagas do Ensino Fundamental na Zona Leste

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jackson de Figueiredo, no Tatuapé, Zona Leste, tem capacidade para atender 1.550 alunos e tem atualmente 700 estudantes matriculados, em dois turnos, do 1º ao 9º ano.

O prefeito de São Paulo entregou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (26), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jackson de Figueiredo, no Tatuapé, Zona Leste. A unidade tem capacidade para atender 1.550 alunos e tem atualmente 700 estudantes matriculados, em dois turnos, do  1º ao   9º ano.

 

 

Na cerimônia, o prefeito destacou o empenho da atual gestão em ampliar a oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino. “Alcançamos importantes metas como a construção de centenas de novas escolas, a motivação e a valorização de nossos profissionais”, disse. “A cidade avança na qualidade do ensino, nossas escolas trazem conforto e segurança aos alunos, o que é motivo de muita satisfação”, ressaltou.

 

Construído pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb), o novo prédio está localizado na praça Barão de Itaqui, s/nº. Com três pavimentos, a escola possui 15 salas de aula, sala de informática, laboratório de ciências, sala de leitura, quadra poliesportiva coberta, além de total acessibilidade para pessoas com deficiências, com banheiros adaptados e elevador. “Ouvimos e atendemos as exigências da comunidade. Hoje a comunidade tem uma escola que oferece excelentes condições de ensino”, disse Luiz Ricardo Santoro, secretário-adjunto de Obras.

 

 

O secretário municipal de Educação afirmou que a atual gestão deixará cerca de 200 novas escolas em processo de implantação para os próximos anos. “Entregamos 300 novas unidades incluindo 25 CEUs [Centros de Educação Unificados], além de deixarmos contratos para 100 novos prédios e outras 70 escolas em construção”, detalhou.

 

Ampliação da rede

 

Das 275 novas escolas construídas desde 2005, 126 atendem alunos em idade do Ensino Fundamental, o que contribuiu para a redução do terceiro turno dos estudantes da capital. Em 2005, 326 das 457 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que existiam na Rede funcionavam com o turno intermediário. Esse número representava 71,3% das EMEFs. Hoje, restam apenas 39 escolas, ou 7% das 545 da rede funcionando em três turnos. No caso das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), em 2005 funcionavam em três turnos 421 unidades das 464 existentes. Hoje, apenas 13 EMEIs têm o turno intermediário das 508 unidades da rede.

 

 

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens