Secretaria Especial de Comunicação
Modernização do Samu eleva para 463 mil o número de atendimentos feitos por ano
Entre 2003 e 2012 o número anual de atendimentos realizados pelo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo (Samu) saltou de 173.714 para 463.893. Esse aumento se deve à adoção de medidas como controle de qualidade, treinamento de funcionários e investimentos em infraestrutura, que também levaram o Samu-SP a atingir níveis internacionais de eficiência no atendimento de emergência. Todos dias, o Samu realiza 1.200 atendimentos, a partir de 9 mil ligações. Sua central de atendimento é a maior do mundo e a mais moderna da América Latina.
O Projeto de Modernização do Samu incluiu a aquisição de equipamentos telefônicos e de radiocomunicação, GPS, unidades móveis diferenciadas, novos instrumentos de Tecnologia da Informação e a estruturação da Central de Operações com avançada tecnologia. Além disso, o número de bases passou de 34, em 2005, para 73, em 2012. Com este aprimoramento, o temporesposta para o atendimento atingiu 10 minutos em 2012, intervalo considerado ideal.
Este ano, a excelência do serviço foi certificada pela Academia Internacional de Despacho de Emergência (International Academy of Emergency Dispatch). Para obter essa graduação, o Samu-SP empregou o protocolo de despacho da entidade, que conta com 20 pontos de acreditação. A certificação foi dada em abril de 2012, em Baltimore, nos Estados Unidos.
A Academia é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é a definição de normas para despacho de ambulância, para tornar os serviços de emergência mais seguros e eficazes no atendimento das vítimas. A equipe do Samu-SP conta com 140 médicos, 324 enfermeiros, 1.220 auxiliares de enfermagem e 602 motoristas e 155 atendentes na Central.
Sua missão é socorrer, no menor tempo possível, as emergências ou urgências médicas da população. De 2004 a 2012, houve crescimento significativo dos recursos humanos: 41,5%. Na Central de Atendimento trabalham cerca de 150 funcionários com deficiência física, com locomoção prejudicada, cegueira parcial e comprometimento de movimentos.
As chamadas são recebidas em 30 postos de atendimento, que encaminham informações para 10 postos de despacho. Além dos investimentos na equipe, houve ainda um aumento na frota de ambulâncias.
Atualmente, há 120 ambulâncias em operação. Para diminuir ainda mais o tempo crítico de atendimento da vítima, o Samu-SP possui também 38 motolâncias. As motocicletas estão localizadas em seis bases estratégicas e próximas aos principais corredores da capital: Armênia, Lapa, TCM-SP, Itaquera, Interlagos e Pirituba.
Como funciona o Samu?
O Samu-SP recebe chamados para atendimentos de urgência e emergência por meio do telefone 192. O protocolo de atendimento é constituído por um conjunto de perguntas realizadas pelo atendente para o solicitante. De acordo com as respostas, o sistema aponta para diagnósticos presumidos, que são avaliados pelo médico regulador. A equipe então seleciona a unidade móvel mais próxima da ocorrência e com os recursos necessários para o melhor atendimento possível.
A central conta com um sistema de inteligência para geoprocessamento do tipo B.I. ou Business Inteligence, utilizado nas maiores e melhores centrais do Samu mundial e que mapeia as informações das ocorrências conforme a geografia da cidade. Desde 2008, Samu (192) e Corpo de Bombeiros (que atende pelo telefone 193) estão integrados nas bases das ambulâncias e no sistema de atendimento. Por isso, há a automação do redirecionamento das chamadas dos números 192 e 193 e a utilização da videoconferência entre as duas centrais.
As solicitações de urgências e emergências médicas podem ser de natureza traumática, em caso como colisões de veículos, atropelamentos, ferimentos por armas e quedas; clínica, como no atendimento a infartos, derrames e convulsões; obstétrica, com mulheres em trabalho de parto, e de natureza psiquiátrica.
Evolução dos Atendimentos Anuais do Samu-SP
2003 - 73.714
2004 - 244.992
2005 - 294.213
2006 - 291.971
2007 - 318.542
2008 - 400.635
2009 - 437.135
2010 - 451.994
2011 - 463.893
O que você deve saber antes de ligar para o 192
1 - o que aconteceu com a vítima;
2 - endereço - rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência;
3 - dados da vítima, como nome, idade e sexo;
4 - o número do telefone de onde você está ligando.
5 - caso a vítima seja socorrida por outros meios, ligue cancelando o pedido
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