Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012 | Horário: 13:26
Compartilhe:

Prefeito destaca valor histórico de fotografias de German Lorca expostas na Casa da Imagem

As imagens captadas pelo fotógrafo paulistano estão em exposição na Casa da Imagem, no Museu da Cidade de São Paulo, na mostra "Urbanas, Fotografias de German Lorca".

As mudanças estéticas e arquitetônicas da cidade de São Paulo são as principais marcas do registro fotográfico de German Lorca. As imagens captadas pelo fotógrafo paulistano estão em exposição na Casa da Imagem, no Museu da Cidade de São Paulo, na mostra Urbanas, Fotografias de German Lorca. Aberta neste sábado (15), em cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, a exposição poderá ser visitada até março de 2013.

 

O prefeito afirmou na solenidade que as fotografias representam um importante registro histórico de São Paulo. “Esperamos que continuem acontecendo essas exposições e também avanços no campo da fotografia. Desta forma teremos reproduzida a nossa história o que, efetivamente, enraizará a cultura e a história da cidade”.

 

Os registros da cidade, executados em plano aberto e parcialmente reunidos na exposição, foram captados por Lorca entre os anos 1950-1960. As imagens documentam as constantes transformações de São Paulo tanto no aspecto urbano quanto social do período. “São Paulo tem uma história muito dinâmica, a cidade se transforma rapidamente, e você ter um espaço onde possa guardar e refletir a história dessa transformação é muito importante”, afirmou o secretário de Cultura do município.

 

Sobre German Lorca

 

Natural do tradicional bairro do Brás, German Lorca abandonou a carreira de contador para se dedicar à fotografia no final da década de 40. Nos anos seguintes, seu trabalho autoral foi reconhecido com premiações e participações em exposições e publicações nacionais e internacionais. Em 1954, Lorca inicia as atividades do seu estúdio especializado em fotografias técnicas e publicitárias, atendendo à demanda do mercado em expansão nas décadas posteriores, sem, contudo, jamais abandonar a fotografia autoral e a documentação da cidade.

 

A grande mobilização em torno do IV centenário de fundação de São Paulo despertou seu interesse em participar das comemorações, produzindo um eloqüente registro do desfile cívico no Parque Anhangabaú e da solenidade de inauguração da Catedral da Sé que reuniu autoridades políticas e religiosas convidadas para o evento. As fotografias de Lorca denotam grande familiaridade com a cidade, um dos temas recorrentes em sua produção e objeto central desta exposição. Também está exposta uma seleção de registros em grande plano que apontam o crescimento vertical da paisagem no perímetro central de São Paulo, em muitos casos obtidos do topo dos prédios. “Tenho um enorme prazer de ver minhas fotografias expostas porque nem todo mundo pode ir a todo lugar. Tem pessoas que não estiveram presentes e gostariam de ver as fotos, enquanto outras sentem prazer de ver uma fotografia mais antiga ou mais moderna”, finalizou Lorca.

 

Serviço

 

Urbanas, Fotografias de German Lorca

Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17k

Local: Beco do Pinto, Centro

 

 

 

collections
Galeria de imagens