Secretaria Especial de Comunicação
Livro conta a história dos 30 anos do Centro Cultural São Paulo
A Secretaria de Cultura promove, nesta quarta-feira (19/12), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), o lançamento do livro Centro Cultural São Paulo: espaço e vida, de Fernando Serapião. O autor do livro e o crítico de arquitetura Guilherme Wisnik participarão de uma mesa redonda na Sala Jardel Filho com mediação do diretor do CCSP, Ricardo Resende.
A apresentação do livro é de autoria do secretário Municipal de Cultura e ex-diretor do CCSP (2001 a 2005), além dos ensaios fotográficos assinados por Cristiano Mascaro, Mauro Restiffe e Nelson Kon. Para a realização do livro, foram necessárias quase 40 entrevistas, que incluem participantes do projeto de arquitetura, além de funcionários que, ao longo destes 30 anos, ajudaram a fazer a história do espaço. Com 172 páginas, o livro é bilíngue e trata da história do Centro Cultural São Paulo desde sua gênese até 2012, ano em que a instituição completou 30 anos de vida. A narrativa foi dividida em quatro capítulos: Gênese, Espaço, Vida e Perspectiva.
Gênese, o primeiro deles, esmiúça as origens da gleba, passando pela construção do metrô e relembra outros projetos propostos para o mesmo terreno. A narrativa deste capítulo é centrada na decisão de construir um grande equipamento público, que seria uma espécie de anexo da Biblioteca Mario de Andrade, e relembra os personagens envolvidos no episódio.
A trajetória dos arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento da proposta arquitetônica (Eurico Prado Lopes e Luiz Telles) integra o capítulo Espaço que analisa o portfólio da dupla - desconhecido até mesmo entre os especialistas. O autor busca nestas obras a origem do projeto do CCSP. Em seguida, este trecho do livro revela as propostas que a dupla apresentou e foram recusadas pela municipalidade (por serem monumentais) e os estudos da estrutura adotada, inspirados no corpo humano e no mar. Por fim, o capítulo narra a mudança de uso do prédio, elaborada pelo então secretário da Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mario Chamie, que alterou o destino do edifício, de biblioteca para centro cultural.
A narrativa de Vida, o terceiro capítulo, perpassa a existência do equipamento desde a sua inauguração. Sem esquecer os problemas construtivos (o prédio foi inaugurado inacabado), o texto relembra a formatação da gestão cultural que buscava atingir a todas as camadas sociais, com eventos gratuitos ou a preços populares. Neste capítulo são elencados os responsáveis pela programação cultural da instituição nas mais diversas áreas, como cinema e dança, por exemplo.
O capítulo final – Perspectiva – foca o CCSP no ano em que ele completa 30 anos, apontando os obstáculos e adversidades que as transições governamentais acarretaram ao espaço e as projeções para seu futuro. “Em 2012, o Centro Cultural São Paulo completou 30 anos de atividades e, até então, não contava com uma publicação a altura de sua importância como o Centro Cultural mais visitado da cidade, com ênfase a sua arquitetura inovadora para a época de sua abertura, em 1982. Com o livro bilíngüe, esperamos divulgar esta instituição pelo país e pelo mundo. Um livro que esperamos circular de mãos em mãos como registro do seu público, que discuta sua arquitetura e reflita sobre o seu sucesso. Aqui acontecem eventos culturais que representam a realidade artística da cidade. São bibliotecas dentro de uma grande biblioteca, que se tornaram o local preferido de milhares de estudantes paulistanos. Espaço de convívio e encontro. Referência no país em conservação de arquivos e acervos diversos. Localização e arquitetura privilegiadas sobre uma estação de metrô. Enfim, um equipamento cultural que preza pela acessibilidade e inclusão”, ressalta Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo e um dos entrevistados por Fernando Serapião.
O Centro Cultural São Paulo “consolidou- se como o lugar de encontro dos jovens paulistanos, onde convivem com arte, informação, lazer e experimentam a liberdade. O CCSP é a plataforma de onde se lançam em voo de reconhecimento para a vida adulta”, lembra Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura e exdiretor do CCSP (2001-2005) .
Serviço
Lançamento do livro Centro Cultural São Paulo: Espaço e Vida
Data: 19 de dezembro
Horário: das 19h às 22h
Local: Foyer do CCSP
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk