Secretaria Especial de Comunicação
Famílias de comunidade do Real Parque ganham 180 novas moradias
Na manhã deste sábado (29), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, entregou 180 apartamentos no Residencial Real Parque, na Zona Sul da cidade. São dois condomínios que contemplam 110 moradias no Real Parque IV e outros 70 no Real Parque V.
Na ocasião da entrega, o prefeito ressaltou as dificuldades encontradas para conquistar a confiança das famílias para essas urbanizações: “A nossa prioridade sempre foi fazer com que as pessoas continuassem a morar no local em que estavam. Então, nós as retiramos dos lugares, damos um auxílio para aluguel, mas depois as trazemos de volta para morar em bairros reurbanizados, com dignidade. Este é sempre um momento de muita emoção”.
Iniciado em 2010 e com previsão para ser concluído em março de 2013, o projeto prevê a eliminação de áreas de risco com a construção de 1.135 unidades habitacionais na região, beneficiando mais de 6.000 pessoas diretamente com as obras. Todas as famílias já residiam na comunidade do bairro e agora vão recebendo seus apartamentos na medida em que as habitações vão ficando prontas.
Os apartamentos, de 55 m², possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço. Foram implantadas redes de água, esgoto e drenagem, ruas e espaços de lazer, que receberam iluminação e paisagismo dentro do projeto de urbanização. Os residenciais têm playground, aparelhos de ginástica e quadra esportiva, mas o grande diferencial deste conjunto habitacional são os boxes comerciais, destinados aos próprios moradores da comunidade. São dez boxes e todos estão cadastrados em nome das famílias que já possuíam comércio na antiga comunidade. Todo o conjunto foi planejado pelo arquiteto Eduardo Colonelli.
Ainda de acordo com o contrato vigente, entre março de 2013 e junho de 2013, mais quatro condomínios, com 380 apartamentos, serão entregues. O investimento total estimado no Real Parque é de R$ 181,5 milhões. Esses recurosos são provenientes da Operação Urbana Água Espraiada, na qual o projeto está inserido. Quando estiver totalmente concluído, o empreendimento beneficiará cerca de 6 mil pessoas.
“Este foi o primeiro empreendimento no Brasil que proporcionou inclusão social com moradias de qualidade em um bairro nobre. Nós estamos possibilitando às famílias que aqui moravam em condições precárias, que continuem morando em locais próximos, porém em condições muito mais dignas, o que exigiu muita coragem da atual administração” afirmou o secretário municipal de Habitação e presidente da COHAB.
Em dezembro de 2011 foram entregues as primeiras 140 unidades do conjunto residencial (Quadra H). Parte das famílias contempladas havia perdido tudo em um incêndio na comunidade. Em maio de 2012, 94 unidades do Condomínio 1, (Quadra I) foram entregues; e em junho de 2012, mais 143 famílias mudaram-se para o Condomínio 2, (Quadra I), totalizando 377 unidades inauguradas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk