Secretaria Especial de Comunicação
Secretaria de Saúde usa alta tecnologia para gerir melhor sua rede de serviços
A informatização da rede municipal de Saúde foi uma das grandes marcas desta gestão. A busca por mecanismos que pudessem melhorar o gerenciamento, viabilizando um melhor planejamento, o controle das ações de programas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a aplicação eficiente de recursos, resultou em importantes ferramentas que já estão sendo utilizadas internamente e até por órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas do Município (TCM).
O SIGA-SP, por exemplo, desempenhou papel fundamental na informatização de 100% das unidades de saúde da capital. Sem o desenvolvimento desse software, não teria sido possível integrar a rede, que cresceu de 581 serviços, em 2004, para 1.048, em 2012. Além disso, sua eficiência colaborou para o sucesso de programas como a Rede de Proteção à Mãe Paulistana e o Remédio em Casa. Hoje o sistema tem um banco de dados com mais de 8,5 milhões de usuários cadastrados e identificados pelo cartão SUS paulistano.
E, claro, como todos os recursos de informática, principalmente os softwares de gestão, há uma atualização permanente para atender a novas demandas, detectadas durante o seu uso. Foi aí, inclusive, que surgiu o Business Intelligence (BI) SIGA-SP, que é o BI SIGA-SP, um banco de dados com ferramentas que armazenam informações atuais e históricas, possibilitando a geração de relatórios instantâneos, independentemente do recorte proposto. Com esses relatórios, é possível organizar o processo de trabalho na unidade, atualizar a agenda, enfim, melhorar a gestão.
Outra ferramenta desenvolvida nesta gestão é o Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde, o WebSAASS, iniciativa inovadora da SMS destinada ao acompanhamento e à avaliação dos serviços de saúde gerenciados por organizações sociais. Por meio dele, é possível acompanhar, em tempo real, as atividades assistenciais e financeiras vinculadas à execução dos contratos de gestão, sempre com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade da prestação de contas e do monitoramento dos recursos financeiros.
O WebSAASS é uma ferramenta vital ao processo de aperfeiçoamento do modelo de gestão e das funções próprias da secretaria. É por meio dele também que a Prefeitura disponibiliza as informações assistenciais para o Portal da Transparência. “O BI SIGA-SP nos permite gerenciar com maior precisão, identificando mais rapidamente os problemas e agilizando a solução. “O WebSAASS nos dá total controle das metas e da movimentação financeira das organizações sociais, aumenta a solidez do modelo com um poderoso instrumento de fiscalização”, afirma o secretário Municipal da Saúde.
Principais resultados do WebSAASS:
- Acompanhamento 100% via Web das prestações de contas realizadas mensalmente pelas organizações sociais;
- Automatização plena de todos os relatórios oficiais, técnicos e financeiros, de acompanhamento e avaliação dos serviços.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk