Secretaria Especial de Comunicação
Casa da Imagem expõe fotografias de German Lorca
A Casa da Imagem recebe até o mês de março a mostra Urbanas, Fotografias de German Lorca. Com curadoria do diretor do local, Henrique Siqueira, e de Mônica Caldiron, foram selecionadas 88 imagens pertencentes ao acervo do próprio Lorca que servem de testemunho da cidade de São Paulo, sobretudo da região central em diversos momentos, entre eles, as festividades do IV Centenário, em 25 de janeiro de 1954, evento do qual ele foi o fotógrafo oficial. Exclusivamente relacionadas a essa comemoração, serão exibidas 34 imagens que registram, entre outras atividades, o desfile que ocorreu no Vale do Anhangabaú e a missa de inauguração da Catedral da Sé.
Entre as principais características do trabalho de Lorca, está o enfoque da cidade por ângulos impossíveis de serem repetidos em função da própria dinâmica da metrópole, pois prédios foram demolidos e outros, construídos, alterando a paisagem urbana.
Natural do tradicional bairro do Brás, ele abandonou a carreira de contador para se dedicar à fotografia no final da década de 40, época em que viver desse ofício era uma escolha incerta. Os profissionais dessa área não eram formados por cursos especializados, mas por meio dos fotoclubes. Contemporâneos a Lorca, e também frequentadores desses locais, estavam Thomas Farkas, Geraldo de Barros e outros.
Ainda no dia 15, será aberta em duas salas da Casa da Imagem e no Beco do Pinto, passagem histórica localizada ao lado do imóvel, a instalação “Corte e Retenção”, de Rubens Mano.
Serviço
Urbanas, Fotografias de German Lorca
Data: até 31 de março
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: Beco do Pinto
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136. Centro
Entrada franca
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk